Sobe ou desce? Poatan define destino no UFC após mais um nocaute nos meio-pesados
Após realizar sua terceira defesa de título na categoria peso meio-pesado do UFC, Alex Poatan Pereira falou sobre quais serão seus próximos passos na organização.
O brasileiro já havia se mostrado aberto tanto a subir de categoria para os pesados, quanto a descer de volta aos pesos-médios.
O campeão parecia estar focado em fazer um novo corte de peso para tirar o título de Dricus Du Plessis em sua antiga categoria, mas já voltou atrás —pelo menos por enquanto.
"Eu soube que a luta já está encaminhada para o Sean Strickland, que é meu amigo. Não vou entrar no caminho dele", garantiu, em entrevista em cima do octógono do UFC 307, neste sábado (5).
Na sequência, Poatan voltou a falar em subir de categoria. O título dos pesos-pesados será disputado em novembro entre Jon Jones e Stipe Miocic —e os dois nomes estão considerando a aposentadoria após o confronto, o que significa que o cinturão pode ficar vago independentemente do resultado.
Um forte candidato ao título é Tom Aspinall, campeão interino da categoria. Um duelo entre ele e o brasileiro, então, pode acontecer caso ele realmente suba para os pesados.
Por outro lado, Pereira também afirmou que se sentiu muito bem após o corte de peso para 93 quilos no UFC 307 e garantiu que consegue cortar mais nove para voltar aos médios e enfrentar Du Plessis.
Meio-pesado está fácil para Poatan?
Após perder o título dos médios para Israel Adesanya em abril de 2023, Alex Pereira decidiu subir de categoria para tentar conquistar um novo cinturão —e conseguiu fazer isso em apenas duas lutas.
O primeiro adversário do brasileiro nos meio-pesados foi Jan Blachowicz, em julho —ele foi o único que não perdeu por nocaute para Poatan.
Logo depois da primeira vitória, o tupiniquim já desafiou o cinturão, que estava vago, disputando-o com o ex-campeão Jiri Prochazka. O resultado foi uma vitória por nocaute no segundo round.
Desde então, foram três defesas de título e mais três vitórias por nocaute: Jamahal Hill, Jiri Prochazka de novo, e Khalil Rountree Jr.
Com isso, Poatan parece não ter um adversário à altura dentro da categoria, mas antes de subir ou descer, ele ainda tem mais uma opção: enfrentar Magomed Ankalaev, segundo colocado na divisão, em um estilo de luta no chão —o que pode tirar o brasileiro de sua zona de conforto.