Paris 2024: Os 10 atletas de boxe nos Jogos Olímpicos
Os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris começam nesta sexta-feira (26), e uma das modalidades com maior representação brasileira é o boxe, que conseguiu classificar dez atletas.
Os pugilistas chegaram na capital francesa na terça-feira (23) e já começaram a se preparar para a competição; a agenda do boxe já começa no sábado (27), a partir das 10h30 (horário de Brasília), com a última final marcada para 10 de agosto.
O UmDois Esportes lista abaixo quem são os dez atletas de boxe que irão representar o Brasil e buscar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris.
Abner Teixeira
Paulista de 27 anos, Abner Teixeira foi medalhista de bronze na última edição dos Jogos Olímpicos, em Tóquio. Em Paris, o atleta vai competir pela divisão dos pesos-pesados no boxe e é uma das maiores chances de medalha para o Brasil.
Bárbara dos Santos
Bárbara dos Santos, ou "Bynha", nasceu na Bahia, tem 32 anos e fez sua estreia mundial no boxe em 2023, tornando-se medalhista de bronze.
Como competia na categoria de peso super meio-médio, não estava apta para uma vaga olímpica, até que desceu para o meio-médio como substituta de Beatriz Soares, que se lesionou, e acabou ficando com a vaga.
Bia Ferreira
Beatriz Ferreira, da divisão peso-leve, é uma das maiores chances de medalha de ouro para o Brasil.
A também baiana de 32 anos ficou com a prata na Olimpíada de Tóquio e coleciona outros seis ouros em campeonatos internacionais, incluindo Mundial, Jogos Pan-Americanos e Jogos Sul-Americanos.
Caroline Almeida
Caroline Almeida é atleta de boxe da Marinha e compete na categoria peso-mosca. Após conquistar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2023, a pernambucana fará sua estreia nos Jogos Olímpicos.
Jucielen Romeu
Jucielen Romeu é mais uma grande promessa do boxe brasileiro, com boas chances de conseguir uma medalha em Paris.
A paulista de 28 anos vai competir na categoria peso-mosca depois de ter conquistado o lugar mais alto do pódio nos Jogos Pan-Americanos de 2023.
Keno Marley
Um dos atletas mais jovens da equipe, Keno Marley também chega em Paris com boas chances de pódio.
Aos 24 anos, o baiano peso-pesado já conquistou três medalhas de ouro em competições internacionais, além de prata em duas edições dos Jogos Pan-Americanos: 2019 e 2023.
Luiz 'Bolinha' Oliveira
Luiz Oliveira, o "Bolinha", já nasceu com sangue de medalhista, já que é neto de Servílio de Oliveira, que conquistou bronze pelo boxe na Olimpíada de 1968.
Agora, o paulista de 24 anos vai tentar superar o feito olímpico do avô —e na mesma categoria: peso-pena. Bolinha foi bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2023.
Michael Trindade
Caçula do time de boxe brasileiro, Michael Trindade tem 23 anos e está apenas no começo de sua carreira, mas já conquistou uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2023.
O paraense, que recebeu o apelido de "Parazinho", vai competir pela categoria dos pesos super-pesados em Paris.
Tatiana Chagas
Baiana de 30 anos, Tatiana Chagas também foi medalhista nos Jogos Pan-Americanos de 2023, pela categoria super-galo.
Foi com a medalha de prata no peito que Tatiana soube que havia conquistado uma vaga para competir nos Jogos Olímpicos de Paris.
Wanderley Pereira
Caçula ao lado de Michael, Walderley Pereira nasceu em Curitiba, tem 23 anos e competirá na categoria meio-pesado do boxe. O paranaense foi medalhista de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2022 e de prata nos Jogos Pan-Americanos do ano passado.