Paranaense é campeã do Circuito Europeu de Judô
Nycolly Carneiro conquistou um feito histórico para o judô paranaense e brasileiro. Ela garantiu, no último fim de semana, o título do Circuito Europeu Cadete de Judô. A atleta de Curitiba segue como líder do ranking mundial da categoria sub-18 (-48kg) e desponta como uma das promessas brasileiras nos próximos anos.
No total, foram cinco lutas duríssimas. Já como cabeça de chave, Nycolly estreou contra a portuguesa Maria Bernardino. Mesmo com o apoio da torcida, ela não tomou conhecimento e imobilizou a adversária já no início do combate.
“A primeira luta de uma competição deste nível exige sempre muita atenção, ainda mais quando a atleta é da casa. Mas entrei focada. Deu tudo certo”, comenta a atleta.
Na sequência, Nyck ficou diante da francesa Lison Bernon. A luta seguiu até o tempo regulamentar. A curitibana venceu o combate por wazari – uma pontuação no judô.
Já, nas quartas de final, ela enfrentou a italiana Rachele Moruzzi. Da mesma forma, com uma projeção aplicada, ela ganhou a disputa com um wazari.
Nenhum paranaense havia conquistado o título do Circuito Europeu Cadete. Junto ao feito, Nycolly já carregava a liderança do ranking mundial. Era a atleta a ser batida.
“Esse circuito reúne os melhores judocas do continente europeu. Alguns países, como o Brasil, são convidados. É uma excelente oportunidade pra gente medir em que nível estamos. Essa experiência é sempre muito importante”, comentou.
Nas semifinais, ela ficou diante da portuguesa Mariana Pereira, uma das revelações do campeonato. Mas a brasileira não tomou conhecimento. Venceu a disputa depois de uma imobilização.
A decisão do título inédito foi diante da atleta uzbeque Zuhra Alimova. O país da antiga república soviética é considerado uma das melhores escolas de judô do mundo, conhecido pela combinação da força e técnica. Mas era o dia da Nycolly. Depois de dois wazaris e de um pleno domínio no combate, a brasileira garantiu o título do Circuito Europeu.
“Foi uma explosão de felicidade. Estar ao lado das minhas companheiras de seleção, ao lado dos meus técnicos é motivo de muito orgulho pra mim. Ainda mais tendo a oportunidade de representar meu país, meu estado do Paraná, meus senseis e minha academia. Deus esteve sempre comigo. Obrigado pelo carinho de todos que torceram por mim no Brasil”, comemorou a atleta revelação de apenas 17 anos.
Com a conquista, Nycolly Carneiro pode ser uma das convocadas pela Confederação Brasileira de Judô para a Copa Panamericana de Judô - que vai ser realizada em julho, na Bahia - e para o Campeonato Mundial Sub018 – em Agosto, em Lima, Peru.