Novembro Azul: Gracie Barra faz evento para prevenção ao câncer de próstata
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata, o tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasia malignas.
O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura total deste câncer. Porém, o assunto ainda é tabu entre muitos homens. Com base nisso, a tradicional equipe de jiu-jitsu, Gracie Barra, realizou um evento, no último fim de semana, em Curitiba, como forma de alerta aos alunos.
"Existe muita piada com relação a esse assunto. A galera se omite na prevenção e falar sobre. Com isso, nós promovemos esse evento para falar e alertar. Trouxemos alguns alunos que tiveram e outros que possuem a doença. O homem é muito turrão quando se trata disso. Então, foi muito legal alertar a toda comunidade masculina sobre isso", destaca Rodrigo Pimpolho, líder da Gracie Barra Curitiba.
Diagnóstico precoce é a melhor forma para combater
O câncer de próstata não apresenta sintomas em sua fase inicial. Quando alguns sinais aparecem, é muito comum que os tumores já estejam em fase avançada, o que dificulta no processo de cura. Sendo assim, o diagnóstico precoce segue sendo a melhor forma para combater esse tipo de doença.
Antes de completar 40 anos, o policial militar Rodolfo Kredens chegou a fazer o exame PSA (antígeno prostático específico), que havia dado alterado. "A cabeça fica 'a mil' e eu só conseguia pensar no legado que deixaria para meus filhos. Graças a Deus não tive diagnóstico positivo, mas foi quase um ano de investigações e exames, ainda mais depois de ter que tirar um câncer de pele", relembra.
Rodolfo exalta o evento proporcionado pela Gracie Barra. "Foi importante para conscientização da necessidade do homem em realizar uma prevenção em todos os aspectos da sua saúde. O primeiro passo é a atividade física que o jiu-jitsu nos proporciona e uma coisa vai levando a outra", completa.
Batalha contra o câncer de próstata
O advogado Thiago Vianna, 42 anos, começou a ter alguns sintomas no ano passado, como aumento da frequência de ir urinar. "Nós homens temos aquele pensamento de deixar para se consultar depois e fui deixando. Depois de tanta insistência da minha esposa, acabei me consultando com um urologista", declara.
Vianna foi submetido a alguns exames que constataram o câncer de próstata. "O meu tumor era altamente agressivo. Foi um impacto muito grande. Sempre tive uma vida voltada ao esporte e quando você ouve a palavra 'câncer', você já pensa em morte", ressalta o advogado, que realizou a cirurgia e já retornou aos tatames.
"As pessoas têm que deixar de lado essa concepção que é uma doença de velho. Os homens precisam fazer os exames o quanto antes. A prevenção poderia ter alterado todo o rumo da minha história", frisa o advogado.
Mesmo sem poder treinar, Vianna segue acompanhando os treinos e recebendo todo o calor da "família Gracie Barra". "Tive momentos pontuais de desespero, mas a maior parte do tempo recebi uma estrutura da equipe que me dá condição de enfrentar essa situação. Poder compartilhar a minha história com todo o pessoal foi uma das maiores vitórias dessa batalha", conclui.
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização e prevenção ao câncer de próstata.