Dupla de Curitiba irá representar a seleção brasileira no Pan de Judô
Dois atletas de judô da Associação Atlética Banco do Brasil - AABB Curitiba - irão representar a Seleção Brasileira de Base no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô 2024. Nycolly Carneiro e Gustavo Milano são os dois únicos paranaenses que estarão na competição - que acontecerá no período de 22 a 28 de abril, na Arena Carioca 1, legado dos Jogos Rio 2016, e vai reunir os principais judocas das Américas e da Oceania nas classes Sub-18, Sub-21 e Sênior. O evento é realizado pela Confederação Pan-Americana de Judô e chancelado pela Federação Internacional de Judô.
Nycolly e Milano são os atuais campeões da competição nas suas categorias. Ela no sub-18 (categoria -48kg) e ele no sub-21 (na categoria - 90kg).
Este campeonato tem enorme importância na classificação para Paris 2024. O evento, que contará com a presença da seleção principal da modalidade, distribui até 700 pontos (medalha de ouro) no ranking da Federação Internacional de Judô e, neste ano, é uma das últimas etapas válidas para a classificação olímpica. Nomes como as medalhistas olímpicas Rafaela Silva e Mayra Aguiar foram confirmados para o evento.
No ano passado, em Calgary (CAN), o Brasil conquistou 15 medalhas, sendo seis ouros, quatro pratas e cinco bronzes, e ainda foi campeão por equipes mistas ao derrotar Cuba na grande final. Agora, em 2024, a Seleção poderá contar com o apoio da torcida na cidade onde consagrou medalhistas olímpicos e mundiais.
Desde a fundação da Confederação Brasileira de Judô, em 1969, o Brasil já recebeu duas edições do Campeonato Pan-Americano: Londrina (PR), em 1970, e Salvador (BA), em 2003. Mas, o primeiro foi em 1958, justamente no Rio de Janeiro, quando o judô ainda estava sob gestão da Confederação Brasileira de Pugilismo. Sendo assim, a capital fluminense volta a receber o evento após um intervalo de 66 anos.