Como foi o desempenho dos seis brasileiros do UFC 309
Seis brasileiros subiram no octógono do Madison Square Garden, em Nova Iorque, para lutar no UFC 309, que aconteceu na noite deste sábado (16).
No card principal, Charles "do Bronx" Oliveira dominou a revanche contra Stipe Miocic e venceu por decisão dos juízes depois de cinco rounds. Maurício Ruffy também saiu vitorioso em seu segundo combate na organização, mas nem todos os brasileiros tiveram resultados positivos.
Duelo brasileiro no UFC 309
Com um duelo 100% brasileiro no card principal, não tinha como todos saírem vitoriosos do octógono. Viviane Araújo e Karine Silva deram uma verdadeira aula de jiu-jítsu no octógono e colocaram o público para aplaudir em pé.
A luta foi bastante equilibrada, mas a sul mato-grossense foi mais agressiva no começo, procurando o embate e formas de encurralar a brasiliense. Viviane respondeu no contra-ataque, mas Karine conseguiu conectar dois cruzados bem no fim do primeiro round.
O combate foi para o chão no segundo assalto, com Silva conseguindo sua primeira queda. Araújo, no entanto, fez uma boa defesa, reverteu a posição e tentou uma finalização com chave de perna. Karine respondeu também com uma boa defesa e encaixou um triângulo de braço para tentar finalizar.
No último round, a experiência de Viviane falou mais alto; ela aproveitou que Karine estava indo para cima e a derrubou duas vezes, dominando melhor a luta agarrada. A brasiliense venceu por decisão unânime dos juízes.
Médicos encerram luta de Jhonata Diniz
Jhonata Diniz entrou para o card preliminar do UFC 309 após ter sua luta com Derrick Lewis cancelada no UFC Vegas 100, por motivos de saúde do norte-americano. Com isso, o curitibano teve pouco tempo para se preparar para enfrentar Marcin Tybura.
O brasileiro começou o duelo bastante agressivo, com socos e chutes altos, mas logo foi derrubado pelo polonês, que é o nono colocado no ranking dos pesados. No segundo round, a sequência se repetiu.
No chão, Tybura começou a disparar cotoveladas no rosto de Diniz, fazendo-o sangrar bastante. Apesar de o brasileiro ter resistido até o fim do segundo assalto, os médicos o impediram de continuar a luta devido ao sangramento. Jhonata não concordou com a decisão, mas teve que aceitar a derrota.
"Ronda Brasileira" abriu o UFC 309 com vitória
Conhecida como a "Ronda Rousey Brasileira", Eduarda Moura fez a primeira luta do UFC 309 e saiu vitoriosa ao enfrentar Veronica Hardy em sua estreia na divisão peso-mosca feminino.
A brasileira começou bem melhor, com movimentos de boxe, mas venezuelana conseguiu deixar a luta mais equilibrada —até ser derrubada por Duda no fim do primeiro round.
Moura levou vantagem no chão e conseguiu quedar Veronica mais duas vezes durante o segundo assalto, dominando-a durante mais de dois minutos; a venezuelana chegou até a agarrar a grade e acabou sendo advertida.
O último round, no entanto, não teve luta agarrada. Hardy foi bastante agressiva e conseguiu desviar a maioria dos ataques de Eduarda, mas não foi o suficiente para convencer os juízes, que deram a vitória para a brasileira de forma unânime.