Vai ter UFC em São Paulo? Dana White revela planos para o Brasil
Pela primeira vez desde 2013, o UFC não terá um card em São Paulo — salvo nos anos de pandemia. Mas isso não quer dizer que o Brasil está fora dos planos da organização.
O Ultimate soltou sua agenda até o fim do ano, que inclui cidades como Paris, Abu Dhabi, Edmonton, Macao e Tampa. A ausência da capital paulista foi uma surpresa, mesmo que o evento já tenha vindo ao Rio de Janeiro em maio para o UFC 301.
Dana White, presidente da organização, não explicou os motivos que o fizeram decidir não passar por São Paulo em 2024, mas admitiu que o Brasil é um mercado bastante significativo para o UFC.
"Obviamente o Brasil é muito importante para nós e estamos trabalhando em um grande acordo agora, que espero anunciar em breve. É um grande mercado. Você nunca quer falar nada até que esteja fechado", disse ele, em entrevista a José Youngs, do MMA Fighting.
Ainda durante a fala, Dana deu a entender que o acordo envolve direitos de transmissão. Atualmente, a maioria dos cards completos são exibidos com exclusividade pelo UFC Fight Pass, com alguns também sendo transmitidos pela Band — a exemplo do UFC Paris, que acontecerá em 28 de setembro.
De acordo com Guilherme Cruz, também do MMA Fighting, o Ultimate e a Globo teriam tido conversas para reatar a parceria que chegou ao fim em dezembro de 2022. O UmDois Esportes entrou em contato com a emissora, que não confirmou a informação.
O UFC volta para o Brasil em 2025?
Dana White não prometeu a volta de um card do UFC para o Brasil no próximo ano, seja numerado ou Fight Night — mas também não negou.
A princípio, a organização realizaria dois eventos por aqui em 2024; o primeiro aconteceu em 4 de maio, com o UFC 301 no Rio de Janeiro. O segundo seria uma Fight Night em São Paulo no fim do ano, assim como foi em 2023.
O UFC veio ao Brasil pela primeira vez em 1998, com um card em São Paulo, e só voltou em 2011, no Rio de Janeiro. Desde então, nunca mais ficou sem receber pelo menos um evento por ano.
A capital paulista esteve no calendário do UFC todos os anos entre 2013 e 2019 e ficou sem receber o evento de 2020 a 2022 por causa da pandemia, mas houve um bom retorno em 2023, com o Ginásio do Ibirapuera lotado.
Ao todo, já foram realizados 42 cards em 13 cidades diferentes; o Brasil é o segundo país que mais recebeu eventos do Ultimate, perdendo apenas para o próprio Estados Unidos.