Lutadora do Bellator entra em coma induzido após tentar perder 10 kg em 15 dias
A lutadora de MMA Daiane Silva, conhecida como "Leidy Dai", está internada há mais de um mês em Londres, na Inglaterra, onde estrearia no Bellator em 14 de setembro.
A paranaense passou mal durante o corte de peso para atingir o limite de 66,2 kg, categoria na qual nunca havia competido na carreira. Com sinais de desidratação grave, a atleta da CM System foi colocada em coma induzido ao chegar no hospital, onde permanece sedada desde então, recuperando-se de um quadro de insuficiência renal.
A informação detalhada sobre o estado de saúde de Daiane Silva foi publicada pelo site MMAFighting.com e confirmada pela reportagem do UmDois Esportes, que chegou a ir à casa dos pais da lutadora na última sexta-feira (18), em Colombo, mas não conseguiu contato.
Procurado pela reportagem, o evento Bellator também não se pronunciou, assim como o líder da CM System, Cristiano Marcello.
Segundo apurou a reportagem com uma fonte próxima, Daiane pesava cerca de 76 kg quando aceitou a luta contra Eman Almudhaf com apenas 15 dias de antecedência – normalmente um camp de treinamento dura pelo menos três meses.
Ou seja, o corte total de peso seria de 10 kg. Ainda não é possível saber se a lutadora paranaense, que está invicta em três combates profissionais, ficará com alguma sequela quando sair da sedação.
Empresário emite comunicado sobre Daiane Silva
Procurado pelo UmDois ainda na quinta-feira (17), o empresário da lutadora, Alex Davis, não respondeu às mensagens. No domingo (20), ele confirmou, em comunicado à imprensa, que Daiane foi levada ao hospital em estado delicado e internada na UTI.
O agente de Leidy Dai também informou que ela tem melhorado gradativamente e está acompanhada de perto por uma amiga, que voou para a Inglaterra com o suporte do Bellator.
"Pedimos que todos se juntem em oração para que ela se recupere por completo", disse Davis.
Caso de Daiane Silva comove Cris Cyborg
No último sábado (19), o evento Nação Cyborg, onde Daiane lutou pela primeira vez como profissional, em 2021, fez uma postagem nas redes sociais comentando o estado de saúde da atleta. Posteriormente, a mensagem foi apagada.
"A Equipe do Nação Cyborg, vem a público externar sua solidariedade com a Atleta da Equipe CM System MMA Daiane “Leidy Dai” Silva, que faria sua estreia no Bellator em Londres no dia 14/09/2024, porém teve complicações durante seu corte de peso e, desde então encontra-se hospitalizada em estado grave na Capital Inglesa. Nós do Evento Nação Cyborg, que lançou a atleta, nos comprometemos a ir a fundo para identificar e responsabilizar os culpados que permitiram que isso acontecesse, nas próximas semanas traremos mais informações", dizia a mensagem.
Já a própria Cris Cyborg, que lutou derrotou Larissa Pacheco pelo PFL no último sábado, na Arábia Saudita, lamentou a situação.
"Muito triste. Leidy Dai teve um corte difícil. Eu sei que quando você tem um corte difícil os responsáveis são os seus treinadores, os técnicos em volta de você. Acho que você tem que ter um corte saudável e fazer um acordo com o evento – e eu sei que eles fizeram –, mas o corner [da lutadora] não seguiu as regras. É muito triste. Espero que ela se recupere rápido. Sei que está numa situação ruim, mas nós rezamos e apoiamos ela para que volte para casa logo", afirmou.