Algoz de Poatan desiste do UFC após ataque de pânico e Dana White não perdoa
Quemuel Ottoni, que já derrotou Alex Poatan Pereira, estava com uma luta prevista para a Semana 5 da oitava temporada do Dana White Contender Series para tentar uma vaga no UFC, mas o duelo não aconteceu.
O também brasileiro iria enfrentar o norte-americano Kody Steele nos pesos-leves, mas minutos antes do evento, sua equipe avisou que ele não entraria no octógono — Ottoni já estava tendo as mãos enfaixadas nos bastidores do Apex quando tomou a decisão.
Sem mais informações, a equipe de transmissão ao vivo apenas informou que o brasileiro "simplesmente decidiu não lutar mais", frustrando também o próprio Steele.
+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky
Após o fim do episódio, que terminou com três novos contratados, incluindo a paranaense Nicolle Caliari, o próprio Dana White revelou que Quemuel sofreu um ataque de pânico no backstage.
O próprio lutador confirmou o quadro de saúde mental através de suas redes sociais para explicar a desistência de última hora.
"Acabei não lutando depois de ter tido muita crise de ansiedade, adrenalina, congelar um pouco depois de ver tudo isso. Assistir do outro lado da tela é uma coisa, mas estar lá e ver as câmeras, os carros… Não há desculpa para o que aconteceu", relatou.
Quemuel ainda disse que chegou a enfrentar dificuldades durante o processo de corte de peso e até passou mal, mas a questão principal foi realmente o psicológico.
"Foi uma mistura de tudo, ansiedade, ver a câmera, ver o cutman fazendo minhas mãos, e só", explicou. O treinador do brasileiro revelou que ele chegou a colocar e tirar as luvas algumas vezes antes de desistir de fato.
Ottoni começou sua carreira no MMA em 2014 e foi o primeiro adversário de Poatan na categoria. O tupiniquim estreou com uma derrota por finalização para Quemuel em outubro de 2015, na Jungle Fight.
Quemuel terá nova chance no UFC?
Dana White não gostou nada da desistência de Quemuel Ottoni no Contender Series, mesmo diante do quadro de saúde mental do lutador.
O presidente do UFC não se mostrou inclinado a dar uma nova chance ao brasileiro, que pode nunca realizar o sonho de entrar para a organização.
"É isso que é o show. Às vezes você nem precisa entrar no octógono para perceber que 'isso não é para mim, não consigo lidar com a pressão, não quero fazer isso'. É sobre isso", disse ele, durante a entrevista coletiva após o programa.
O adversário de Ottoni, por outro lado, já teve uma nova chance garantida pelo próprio Dana no Contender Series. Kody Steele é um grande prospecto do jiu-jitsu.