Cristian Toledo

Tensão em Ponta Grossa e expectativa em São Paulo: a nossa rodada do Brasileirão

Por
Cristian Toledo
27/11/2020 10:05 - Atualizado: 29/09/2023 23:08
Schumacher e Jhony no Paraná x Operário do primeiro turno, e o jovem goleiro Bento, do Athletico. Personagens da rodada do Brasileirão.
Schumacher e Jhony no Paraná x Operário do primeiro turno, e o jovem goleiro Bento, do Athletico. Personagens da rodada do Brasileirão. | Foto: Fotos: Albari Rosa/Foto Digital

O 'final de semana' do futebol paranaense no Brasileirão já, digamos, começou. Afinal, a derrota do Coritiba para o Corinthians na quarta-feira (25) abriu a 23ª da rodada da Série A, que só termina na segunda-feira (30) porque domingo (29) não tem futebol por causa do segundo turno das eleições municipais. E uma das cidades com eleição - a única no Paraná - é Ponta Grossa, justamente o palco da partida desta sexta-feira (27) pela Série B.

De Letra #63 discute o novo surto de covid-19 no futebol brasileiro; OUÇA

Um jogo que virou uma decisão para Operário e Paraná Clube. Os dois times passaram de candidatos reais ao acesso para azarões na disputa. Isto porque a Chapecoense já está praticamente garantida, o América-MG vai pela mesma toada e depois tem uma briga de foice no escuro - Sampaio Corrêa, Juventude, Cuiabá, Avaí, Ponte Preta estão próximos, e CSA, CRB, Confiança, Guarani, Fantasma, Tricolor, Brasil de Pelotas e até o Cruzeiro ainda sonham com a primeira divisão.

Só que os dois representantes paranaenses vivem momento semelhante - falta de confiança, falta de regularidade, trocas de técnico, mudanças profundas no time... O resultado de tantos erros está na classificação. Em 12º e 13º, Operário e Paraná apostam todas as fichas no duelo no Germano Krüger. Quem vencer, pode seguir sonhando. Pra quem perder vai ficar bem complicado. O empate é uma tragédia. E se este era um ano bom para os dois subirem juntos, hoje infelizmente o risco é de que ambos fiquem onde estão.

Athletico volta ao Brasileirão

Depois da noite de emoções no empate com o River Plate pela Copa Libertadores, o Athletico volta ao Brasileirão na partida contra o Palmeiras, neste sábado (28), no Allianz Parque. Uma partida muito complicada. Diferente do Furacão, o time paulista tá com a classificação encaminhada pras quartas de final da competição continental, então pode colocar a equipe mais forte possível. Mas o Rubro-Negro segue priorizando o Campeonato Brasileiro, então deve ter também o - na medida do possível - time titular.

Este jogo e a volta diante do River na próxima terça-feira (1), em Buenos Aires, fecham essa sequência que até agora vem reabilitando o Athletico. Vitórias, atuações inteligentes e aguerridas contra adversários mais fortes (como Atlético-MG e os próprios Millionarios) e a melhora tática apontam para um saldo positivo, que pode ficar ainda mais forte caso o Furacão surpreenda em São Paulo. Não será fácil, mas o time de Paulo Autuori já merece um voto de confiança.

Fechando

Para não deixar passar, neste sábado também tem Londrina x Tombense pela Série C. A vitória não classifica o Tubarão para a segunda fase, mas deixa tudo encaminhado. Diferente de temporadas anteriores, a equipe vem bem no estádio do Café e mal fora. Então, que vença os mineiros e deixe o caminho mais tranquilo na última rodada da primeira fase, contra o já eliminado Volta Redonda.

Veja também:
Azuriz bate Rio Branco fora de casa e larga com vitória no Paranaense 2025
Azuriz bate Rio Branco fora de casa e larga com vitória no Paranaense 2025
Mercado da Bola: Negociações do futebol neste sábado (11)
Mercado da Bola: Negociações do futebol neste sábado (11)
Athletico x Paraná: Goleiro "esquece" rebote, leva gol e imagem viraliza; assista
Athletico x Paraná: Goleiro "esquece" rebote, leva gol e imagem viraliza; assista
Torcida do Athletico xinga Petraglia; torcida do Paraná provoca: "Caiu no centenário"
Torcida do Athletico xinga Petraglia; torcida do Paraná provoca: "Caiu no centenário"