Teríamos um raro caso de xenofobia em mão dupla?
De um lado, Athletico e Coritiba repudiaram a fala do auditor do TJD-PR, Rubens Dobranski, referindo-se ao técnico coxa-branca António Oliveira no julgamento do entrevero registrado no final do último clássico Atletiba.
De outro lado, há muito tempo árbitros, auxiliares, repórteres e outras pessoas reclamam do comportamento dos treinadores portugueses que atuam no futebol brasileiro.
Teríamos um raro caso de xenofobia em mão dupla?
+ Confira as colunas de Carneiro Neto
Por definição, xenofobia é a desconfiança, temor ou antipatia por pessoas estranhas ao meio ambiente ou que vem de fora. Seria uma intolerância contra pessoas que são estrangeiras.
Como designar, então, os estrangeiros que nos visitam e se comportam de maneira estranha na tentativa de se impor superiormente em determinadas situações?
Abel Ferreira, por exemplo, o respeitado e vitorioso técnico do Palmeiras, tem oferecido repetidas manifestações de irritação à menor advertência da arbitragem da partida. Sai chutando microfones, balde de água e reclamando veementemente contra a maior autoridade dentro do campo.
Nas entrevistas coletivas, ele praticamente repete o figurino de outros patrícios, tais como Jorge Jesus, Vítor Pereira ou António Oliveira.
Com ar de prepotência, os portugueses se rebelam facilmente diante de certas indagações formuladas por jornalistas ou radialistas, reagindo com destempero inapropriado para uma função pública.
Julgados durante a semana, Athletico e Coritiba se manifestaram oficialmente contra o que consideraram palavras xenofóbicas do auditor do TJD-PR ao afirmar que “os técnicos portugueses que estão trabalhando atualmente no Brasil parece que estão querendo marcar território”.
Algo a se pensar, sem dúvida.
Vamos aguardar os próximos lances do agora instalado xenofobismo futebolístico em duas vias.
Antônio Carlos Carneiro Neto nasceu em Wenceslau Braz, cresceu em Guarapuava e virou repórter de rádio e jornal em Ponta Grossa, em 1964. Chegou a Curitiba no ano seguinte e, mais tarde, formou-se em Direito. Narrador e comentaris...