O futebol mudou muito nos últimos anos 30 anos
Há 30 anos, um pouco mais um pouco menos, o futebol sofreu a sua maior transformação dentro e fora do campo.
Antigamente, até o início da década de 1990, era fácil identificar o nível técnico de cada time e sabia-se qual era considerado grande, médio ou pequeno.
Com as mudanças conceituais na Europa, especialmente com a criação da Premier League da Inglaterra, a profissionalização mudou de patamar.
No Brasil, com a implantação da Lei Pelé os clubes deixaram de ser donos dos passes nos direitos federativos dos jogadores, passando a outorga aos agentes e empresários que, astutamente, cooptaram dirigentes que estavam cansados do amadorismo e com muita, mas muita vontade de ganhar dinheiro.
O antigo termo “O futebol está muito nivelado no mundo inteiro” deixou de existir.
Atualmente existem os clubes ricos e os clubes pobres, independente de país, cidade ou peso da torcida nas modernas arenas.
+ Confira a tabela completa do Campeonato Paranaense
Basta verificar o exclusivo ambiente dos campeões de cada país nos últimos anos, os freqüentadores de copas nacionais, continentais ou mundiais. São quase sempre os mesmos.
Por aqui, Palmeiras e Flamengo puxam a fila, seguidos a meia distancia por Atlético Mineiro e Athletico Paranaense.
O São Paulo furou a fila no ano passado com a conquista da Copa do Brasil, o Fortaleza que chegou à final da Sul-Americana e o Fluminense sagrou-se campeão da Libertadores da América pela primeira vez. Bons auspícios, talvez.
Começou a nova temporada e os ensaios gerais deixam os torcedores, e até mesmo cronistas e antigos observadores do futebol, um pouco confusos.
São tantas mudanças, promessas, contratações de treinadores e jogadores que se torna difícil interpretar a proposta de cada associação.
Basta correr os olhos pelas três primeiras rodadas do Campeonato Paranaense, durante as quais dois técnicos já foram dispensados – Cascavel e Galo Maringá -, outros estão na corda bamba e dezenas de jogadores, natos ou estrangeiros, desfilam suas especialidades aumentando mais as dúvidas do que as certezas.
+ Confira todas as colunas de Carneiro Neto no UmDois Esportes
Antônio Carlos Carneiro Neto nasceu em Wenceslau Braz, cresceu em Guarapuava e virou repórter de rádio e jornal em Ponta Grossa, em 1964. Chegou a Curitiba no ano seguinte e, mais tarde, formou-se em Direito. Narrador e comentaris...