Cuca retorna ao futebol para tentar colocar ordem no Athletico
Há quase um ano o renomado treinador curitibano Alexi Stival, o popular Cuca, não suportou a pressão exercida por setores da torcida do Corinthians e pela manifestação nas redes sociais e pediu demissão.
Agora, depois de o Tribunal Regional de Berna-Mitteland, na Suíça, ter anulado a sentença da denúncia do estupro de uma menor de idade cometido por alguns jogadores do Grêmio, entre eles Cuca, resta administrar esse peso que o acompanha nos últimos 35 anos. Todos lamentam profundamente a ocorrência mas, a partir do instante em que a Justiça suíça tomou esta decisão, o crime tornou-se juridicamente inexistente e portanto arquivado. Vida que segue.
Agora, Cuca retorna ao futebol para tentar colocar ordem no time do Athletico. Sim, ordem, diante do que se pode observar durante a caótica passagem do temperamental técnico Juan Carlos Osorio. Deixem de lado os resultados obtidos ou até a invencibilidade perdida apenas na última partida, em Londrina. O que importa é o exame da falta de disciplina dos jogadores em campo, com muitos deles claramente desinteressados em boa parte dos jogos disputados, com destaque para a péssima atuação na derrota para o Londrina.
+ Veja todas as colunas de Carneiro Neto
Tão grave quanto o ambiente negativo do elenco atleticano, é a constatação da falta de padrão de jogo da equipe, ausência de jogadas elaboradas para os procedimentos defensivos e ofensivos, sem esquecer, é claro, da insistência do histriônico técnico colombiano em não definir um time titular, insistindo com experiências que se revelaram inócuas.
Deixar Zapelli, Pablo e Mastriani no banco de reservas em uma partida de caráter decisivo representou o máximo da ousadia de Osorio, para não dizer o máximo em falta de lógica e bom senso.
Cuca é um profissional vitorioso, que sabe organizar e motivar um grupo competitivo de jogadores e certamente irá enquadrar as prima-donas do elenco que ficaram soltos com os Paulo Turra, Wesley Carvalho e, para surpresa e decepção geral, Juan Carlos Osorio da vida.
Cuca terá pouco tempo para arrumar a casa, escolher os jogadores que efetivamente merecem a titularidade e garantir a classificação para as semifinais do Campeonato Paranaense. E logo, logo, vem Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão. Um calendário repleto para o Furacão no ano da comemoração do seu centenário.
+ Receba as notícias do UmDois Esportes no WhatsApp
Leia também:
- Caso Cuca: Justiça da Suíça descobre que vítima de estupro morreu em 2002
- Cuca: Especialistas explicam anulação de condenação do técnico por estupro na Suíça
Antônio Carlos Carneiro Neto nasceu em Wenceslau Braz, cresceu em Guarapuava e virou repórter de rádio e jornal em Ponta Grossa, em 1964. Chegou a Curitiba no ano seguinte e, mais tarde, formou-se em Direito. Narrador e comentaris...