Com times famosos envolvidos, esquenta a luta contra o rebaixamento no Brasileirão
Que o nível técnico do futebol brasileiro caiu nos últimos anos, parece não haver mais nenhuma dúvida. Ou será preciso lembrar que a nossa seleção fracassou nas cinco Copas do Mundo disputadas depois da conquista do pentacampeonato em 2002, e que a última vez que um clube brasileiro, o Corinthians, ganhou o mundial de clubes foi há 11 anos.
Muita gente atribui a incapacidade dos cartolas e dos treinadores o retumbante fracasso do outrora festejado futebol verde amarelo. Não precisa ser gênio para perceber que o futebol brasileiro afoga-se em hipocrisia.
+ Leia todas as colunas de Carneiro Neto
Desde que começaram os escândalos que desnudaram vários presidentes da CBF, o selecionado nacional perdeu a referência. Claro que a insistência com técnicos que não evoluíram ou mantiveram verdadeiras panelas nas convocações e durante os mundiais disputados também contribuiu para o profundo desgaste de material através dos anos.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
Mas não devemos esquecer que as novas gerações de jogadores estão deixando a desejar. Basta dar uma olhada se temos algum craque em atividade com o padrão técnico de Ronaldo, Ronaldinho Gaucho, Rivaldo ou Kaká para ficarmos apenas com alguns da última Copa do Mundo vencida pelos canarinhos.
Mas os nossos times também não conseguem mais vencer os europeus nos mundiais e, em algumas oportunidades, sequer conseguiram chegar a final da disputa pelo título.
+ Matemática: confira os riscos de rebaixamento das equipes no Brasileirão
Agora acompanhamos o Botafogo disparado na liderança do Brasileirão e praticamente com as mãos na taça. Mérito da tradicional equipe carioca que, sem espalhafato, marketing ou investimento em jogadores renomados, realiza trabalho exemplar na escolha dos treinadores e dos jogadores. O Botafogo soube tirar proveito da baixa qualidade técnica da maioria dos concorrentes.
Mas o que chama a atenção é que com times famosos envolvidos esquenta a luta contra o rebaixamento. Dos sete últimos colocados, observamos quatro clubes que já foram campeões e eles estão ficando a cada rodada mais enrolados na parte de baixo da classificação.
Goiás e Bahia estão ameaçados enquanto Santos, Vasco, Coritiba e América-MG estão enfiados até o pescoço no desesperador duelo contra a queda para a Série B.
+ Inscreva-se no canal do UmDois Esportes no Youtube
Antônio Carlos Carneiro Neto nasceu em Wenceslau Braz, cresceu em Guarapuava e virou repórter de rádio e jornal em Ponta Grossa, em 1964. Chegou a Curitiba no ano seguinte e, mais tarde, formou-se em Direito. Narrador e comentaris...