O bairro Água Verde, onde se localiza a Ligga Arena, antes e depois do jogo entre Athletico e Santos, foi palco de cenas lamentáveis por parte das tais torcidas organizadas. Há muitos anos, o Ministério do Esporte anunciou que pretendia coordenar os órgãos ligados à segurança pública nos Estados, para colocar em prática os dispositivos do Estatuto do Torcedor.
Claro que a proposta não se concretizou, como quase tudo neste país, governado por políticos em sua maioria despreparados ou irresponsáveis. Aliás, a nossa democracia parece cada vez mais histérica, pois fugiu do controle dos homens mais inteligentes e transformou-se num mero bate-boca entre pessoas sem qualificação intelectual para os cargos que ocupam.
O único objetivo da prática política é o de manter o povo alarmado e, portanto, esperando por ser conduzido por algum líder que surja. As pessoas cultas, educadas e preparadas querem distância da prática política representativa vigente, que sempre elege o que há de pior na sociedade.
+ Confira as colunas de Carneiro Neto no UmDois
Assim, todas as medidas ou iniciativas para dar um fim à agressividade dos torcedores de futebol ficaram apenas no papel ou na boa intenção. Observa-se uma corrente de negligência, que paralisa a polícia, o Ministério Público e a Justiça. Isso tem deixado impunes delinquentes que se fantasiam com camisas das torcidas organizadas, barbarizam mais fora do que dentro dos estádios, causando danos de toda sorte.
As autoridades se mostram indignadas, mas a realidade é que a grave omissão dos dirigentes da CBF, das federações estaduais e, sobretudo, dos clubes mantém essa cansativa rotina. Chega de torcidas violentas.
O primeiro passo e o mais simples seria a implantação da torcida única nos estádios. Para quem não tem educação e civilidade, não adianta ser bonzinho e passar o pano sobre as suas cabecinhas.
Assista ao Carneiro&Mafuz #26
Antônio Carlos Carneiro Neto nasceu em Wenceslau Braz, cresceu em Guarapuava e virou repórter de rádio e jornal em Ponta Grossa, em 1964. Chegou a Curitiba no ano seguinte e, mais tarde, formou-se em Direito. Narrador e comentaris...