A simbologia nervosa do clássico Atletiba
O campo dos símbolos alimenta a humanidade desde sempre e o futebol tornou-se para muitos a síntese dramática da vida.
Por ser o esporte mais popular do planeta, fácil de ser entendido, ele encanta as multidões dos mais diferentes povos, países e regiões independentemente da raça, credo ou tendência política.
+ Leia todas as colunas de Carneiro Neto
Através do futebol, milhões realizam os seus sonhos ou descarregam as suas frustrações. A diferença reside apenas entre vencer ou perder.
O simbolismo do futebol substitui muitas coisas importantes do cotidiano do torcedor, que aposta na vitória, mas sabe, no fundo, que a derrota faz parte do jogo. Na esperança e no desespero estão em jogo os projetos criados pelas torcidas. São apenas os símbolos que movem o torcedor a acreditar na capacidade técnica do time preferido ou na decepção de sua incapacidade de transformar os sonhos em realidade.
Sendo o mais coletivo dos jogos, o futebol também exige o máximo de quem o pratica profissionalmente em alto nível. Um jogo bem disputado pode acabar em 0 a 0.
Como na vida, o time pode lutar com todas as suas forças e não conseguir fazer nenhum gol. Todos os afetos envolvem uma partida de futebol: alegria, tristeza, lágrimas, sorrisos, um turbilhão de sentimentos antes, durante e depois do jogo.
O triunfo em um clássico ou a conquista de um título provoca alegria incontida, envolvendo milhares de torcedores em uma mesma corrente de satisfação e jubilo. Extravasar é a palavra de ordem.
No revés, a tristeza é partilhada pelo imenso grupo de aficionados que carrega os estandartes, os hinos e a história do clube preferido. Uma partida dramática, uma derrota trágica para o time que perdeu um título ou que foi rebaixado.
Esperança e decepção se entrelaçam na corrente de grandes emoções que sintetizam a paixão por um time.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
Percebam o clima dos últimos dias entre os simpatizantes de Athletico e Coritiba na expectativa da partida de domingo.
É a simbologia nervosa do clássico Atletiba.
E este, particularmente, está carregado de tensões, pois além da quase centenária rivalidade, dependendo do resultado pode indicar o futuro das equipes no campeonato.
+ Receba as notícias do UmDois Esportes no WhatsApp
O Coritiba deseja encerrar uma trágica sequência de derrotas para iniciar a sonhada reabilitação para tentar evitar novo humilhante rebaixamento para a Série B do Brasileirão. O Athletico pretende seguir com a sua invejável série invicta e salvar a temporada com a conquista de uma vaga direta na Copa Libertadores da América no próximo ano.
O clássico promete ser daqueles.