Jogadores e clubes são patrulhados nas redes sociais: criticou arbitragem, punição

STJD vai monitorar os reclamões da arbitragem no Instagram, Twitter e Facebook.

A estratégia de coagir clubes e jogadores por parte do  Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deve ganhar ainda mais força. O órgão garante que está monitorando as críticas feitas contra a arbitragem também nas redes sociais. A procuradoria vem analisando os comentários publicados nas contas pessoais no Facebook, Instagram e Twitter nas primeiras rodadas do Brasileirão e pode denunciar quem reclamou de erros do apito.

Leia também >> Ranking aponta times mais beneficiados e prejudicados pela arbitragem no Brasileirão

continua após a publicidade

“O STJD está ciente desses acontecimentos e já estamos analisando os casos para oferecimento de denúncias”, disse Ronaldo Piacente, presidente do STJD, ao jornal O Estado de S.Paulo.

A estratégia de patrulhamento na internet tenta fechar o cerco contra as manifestações espontâneas. Como os atletas evitam claramente desabafos em entrevistas, justamente pelo fato de as declarações ganharem contorno de denúncia e punição, houve um migramento às redes sociais.

No último final de semana, por exemplo, o volante Felipe Melo, do Palmeiras, foi irônico ao comentar a atuação do trio de arbitragem no empate por 0 a 0 contra a Chapecoense, em São Paulo. O árbitro mineiro Igor Junio Benevenuto apontou impedimento de Antônio Carlos e anulou um gol no último lance do jogo, mas as câmeras de tevê mostraram posição legal. “Mostre o impedimento do Antônio Carlos e ganhe uma camisa do Palmeiras”, disse Felipe Melo.

continua após a publicidade

O zagueiro Arboleda protestou contra a arbitragem do paranaense Rodolpho Toski Marques no empate entre Fluminense e São Paulo, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. “Como pode ser possível um árbitro não marcar uma falta dessas, não prejudique o trabalho”, escreveu o equatoriano do clube tricolor paulista.

Leia também >> Seu Madruga da bola: estudo mostra os clubes mais endividados do Brasileirão

Até os clubes costumam usar os perfis sociais para desabafar. Para denunciar o que considerou erros de arbitragem nos jogos contra o Atlético Mineiro pelo Estadual, o América-MG fez uma postagem bem-humorada. A referência é o programa Fantástico, da Rede Globo. “Três erros decisivos contra o mesmo time também valem música? É ou não é fantástico?”, escreveu.

continua após a publicidade

O Superior Tribunal vê nos comentários uma tentativa de intimidação à arbitragem. Esse seria o problema da manifestação. “Analiso essa questão de forma preocupante, pois é nítida a intenção de pressão sobre a arbitragem com comentários e críticas muitas vezes infundadas e com interesse de justificar eventual má atuação do clube ou do atleta em campo”, disse o presidente Ronaldo Piacente.

Com informações do Estadão Conteúdo


 

Exit mobile version