Opinião

Sem Cuca, Athletico perde no Mineirão. A derrota foi de Petraglia 

Mario Celso Petraglia, presidente do Athletico

Sem Cuca, no Mineirão, o Athletico perdeu para o Cruzeiro, 2×0. Com Cuca, seria previsível, também, perder. Cuca, mais do que traidor, foi malandro.

continua após a publicidade

Eis a grande verdade, diria Nelson Rodrigues: é que Cuca, o único que sabia de futebol no CT do Caju, tinha consciência de que esse time já havia alcançado o limite. Bem por isso, concluiu que nem mesmo com ele poderia ir além do que estava jogando.

A traição de Cuca no sentido de obrigação moral com o Athletico é uma coisa imperdoável.  Como escrevi, Cuca foi o Joseph Fouché, o traidor francês, da história do Furacão. Mas o erro de Cuca e os os erros de Petraglia no comando do futebol são bem diferentes.

+ Leia as colunas de Augusto Mafuz no UmDois

continua após a publicidade

Bem analisados, foram mais graves do que a própria traição de Cuca. O presidente Mario Celso Petraglia que não venha com o populismo de que o ano é do centenário. Nem o CEO Alexandre Leitão, que está se revelando apenas um porta-voz do planalto.

Cuca estava fora dos planos do Furacão, quando Petraglia e seu lugar-tenente, Marcio Lara,  contrataram Juan Carlos Osorio, um treinador de fama internacional.

Petraglia autorizou gastos milionários de Marcio Lara no Athletico

continua após a publicidade

Antes de Cuca, Petraglia autorizou Marcio Lara (não ignorem esse nome) a gastar R$ 80 milhões em Léo Godoy, Gamarra, Benítez,  Felipinho, Mastriani, Zé Vitor e Di Yorio. Só com Di Yorio, Marcio Lara comprometeu o Athletico em R$ 23 milhões.

E Henrique Gaede, representante de um grupo que alcançou 48% na última eleição disputada, ainda não provocou o Conselho de Ética para apurar a responsabilidade de Marcio Lara e de Petraglia na contratação de Di Yorio.

Por bem menos, atleticanos históricos tiveram que responder processos pela contratação de Morro Garcia. Esse é o resumo da derrota previsível do Athletico no Mineirão. 

Sair da versão mobile