Kléberson e Bruno Guimarães: muito mais do que uma coincidência
Em “A Alma do Penta”, Luiz Felipe Scolari abre o seu diário para o imortal gaúcho Ruy Carlos Ostermann escrever a saga do Brasil pentacampeão do mundo (2002). Em um dado momento e já sem Edilson, cortado, Felipão lembra que não conseguia dormir pensando em uma solução para proteger a zaga e liberar Cafu. Era uma madrugada quando recebeu um telefonema de Porto Alegre: “Paulo Cesar Carpegiani sugere que você escale Kléberson, do Athletico”. Carpegiani é quem tinha lançado Kléberson no Furacão no início de 2001.
Kléberson foi o anjo São Gabriel por quem rezava Felipão. Com o menino da Baixada, o Brasil nunca mais foi o mesmo. Cafu passou a atacar e, quando ficava, era Kléberson quem jogava como ponta pela direita e cruzava bolas para Ronaldo Fenômeno e Rivaldo.
A imagem mais forte que ficou com bola rolando do penta, foi Kléberson cruzando Rivaldo enganando os alemães com um movimento do corpo, e Ronaldo finalizando pela segunda vez Oliver Kahn.
Não sei se o treinador Tite está escrevendo um diário no Catar. Se está, será preciso saber o que lhe ocorreu quando pensou nas opções para suprir a ausência de Neymar. As que usou no início foram as piores possíveis: Fred é lento, não marca, só cerca e não lança. A sua presença empurrou Paquetá e Richarlison para o centro do ferrolho suíço reduzindo o poder ofensivo do time brasileiro. Daí explica-se o 0 a 0 até pensar em Rodrygo primeiro e Bruno Guimarães depois.
Artilheiros da Copa do Mundo 2022 no Catar: veja lista de todos os gols
Com Bruno Guimarães no meio, o Brasil que não tinha nada, ganhou corpo e alma. Rodrygo não precisou recuar e Casemiro pode ir à frente. Embora negado por impedimento, houve o gol de Vinícius Junior em boa saída de Bruno Guimarães. Depois, aos 37 minutos do segundo tempo, Rodrygo jogou para Casemiro que, transformado em meia, chutou no ângulo do goleiro Sommer.
Talvez entre Kléberson e Bruno Guimarães exista mais do que uma coincidência que ambos foram revelados pelo Athletico. Pode ser que Bruno tenha chegado como o anjo São Gabriel de Tite.