A Globo vai prestar um favor à torcida do Athletico
Ao exercer a Lei do Mandante para programar jogos de clubes com quem não tem contrato, na Sportv e no seu PPV, a Globo estará prestando um grande favor ao Athletico. Restringindo os jogos na Baixada à sua rede interna, ignorava a influência positiva das mídias tradicionais.
Está absolutamente certo ao não se submeter à injustiça que se pratica na divisão do dinheiro pelos direitos de transmissão. Só que ignorou que a razão tem limites. O direito que era exercido por uma questão justa, passou a ser regido por uma conduta de confronto de Mario Celso Petraglia com o sistema.
Por conta dessa conduta, o Furacão nos quatro anos deixou de arrecadar vários dígitos de milhões de reais.
E mais grave: provando que Petraglia não respeita a torcida, deixou-a no “apagão”. O jogo contra o São Paulo, no Morumbi, não seria visto pelos atleticanos. Seria o primeiro “apagão” do Brasileirão. O que é legítimo para o Athletico, também o é para a televisão, a Lei do Mandante.
Por coincidência, a posição da Globo foi oficializada no mesmo dia em que o Athletico anunciou o fim do benefício para os sócios para ver jogos pelo Furacão Live. Agora, os sócios terão que pagar uma mensalidade.
O presidente Petraglia deveria ficar orgulhoso. A lei que tem todas as suas digitais será aplicada por aquela que a sua razão: a Globo.