A fábrica de verdades de Felipão
Há verdades que não podem ser escondidas. Expostas, podem ter várias consequências. Podem humilhar, censurar e provocar submissões. Mas, podem, provocar soluções. Entre tantas virtudes que o consagraram no futebol, Felipão tem essa: expor verdade, em especial, quando essa é baseada em fatos que nem mesmo a paixão tem capacidade de enfrentá-los.
Quando Felipão afirma que o Flamengo tem virtudes que faltam ao Athletico, e que, por isso, é preciso “fabricar alguma coisa para sermos iguais”, ele está fazendo um bem para os da Baixada. E se há no futebol uma virtude que possa influir para o bem na solução de um jogo é a de não criar ilusões.
O imortal Belchior já nos ensinava que “viver é melhor do que sonhar”. Quando um time entra para um jogo com a consciência dos seus limites, o risco de erro torna-se menor. Em um jogo com esse caráter de Guayaquil errar pouco pode se transformar na maior virtude.
Qual “a coisa” que Felipão estaria fabricando? Da fábrica de Felipão qualquer coisa pode sair. Menos ilusão e inverdade.