A sociedade Coritiba FC à venda. Quem dá mais?
A notícia do dia: a Treecorp Investimentos quer ceder 45% das suas ações da sociedade de futebol Coritiba FC. Motivo: um sócio que tenha o futebol como negócio irá tornar o clube mais competitivo.
Uma interpretação do fato e do motivo entrega uma conclusão lógica: consciente de que o futebol é um mundo estranho, a Treecorp quer salvar as suas ações. E isso só será possível atraindo um acionista que tenha o futebol exclusivamente como negócio.
Entendo a Treecorp. O resultado da equação no futebol é como o do amor: existindo como elemento fundamental a paixão de arquibancada, torna-se inexato. A soma de 2 mais 2 não dá quatro. Pode até dar cinco, mas em regra, o risco de dar 3, 2 ou 1 é muito grande.
+ Confira as colunas de Augusto Mafuz no UmDois
Ao contrário de qualquer investimento que se propõe a fazer no mercado, em razão do seu objeto social, no futebol o risco não pode ser medido. Quando se pensa que as coisas estão no caminho certo, uma bola que entra ou outra que deixa de entrar, muda tudo. Ficar dependente do humor da Faria Lima é uma coisa; das defesas de Morisco ou dos gols do Damião, é outra coisa.
A Treecorp está sendo honesta com a torcida coxa.
+ Leia as notícias do Coritiba no UmDois Esportes