Pesquisa mostra como nossos clubes são metropolitanos

A Gazeta do Povo publica neste domingo amplo material sobre a preferência dos torcedores no estado. Resultado de demorado levantamento conduzido pela Paraná Pesquisas ao longo do ano, paralelamente às enquetes para as eleições municipais. E de apurado e competente trabalho da repórter Ana Luzia Mikos, que pegou um calhamaço de dados e transformou em quatro páginas de matérias.

continua após a publicidade

O resultado é triste. No estado, a maioria torce pelo Corinthians. Em seguida vêm Atlético, Palmeiras, Coritiba, São Paulo, Flamengo, Santos e Paraná. Uma vergonha, cinco forasteiros colocados à frente de pelo menos um de nossos grandes. E isso porque entram os números do capital. O resultado apenas do interior é de chorar.

Nossos principais times são metropolitanos, nada mais do que isso. No Norte e no Oeste praticamente não existem. Resultado da maneira como o estado foi colonizado, é verdade, mas também de algo bem mais escancarado: os nossos times têm pouquíssimos títulos nacionais, nenhum internacional. Assim, fica difícil arrumar novos torcedores.

Na capital pelo menos o trio ainda dominam. Atlético em primeiro, Coritiba em segundo – resultado proporcionado especialmente pelo público feminino.

continua após a publicidade

Sei que muita gente vai desancar a pesquisa, provocar os rivais etc. Todos têm o direito de fazer isso, com o devido respeito. Mas acho que temos uma situação bem mais complexa, que é essa incapacidade dos nossos times de cativar o torcedor do interior. Algo para ser analisado, estudado e solucionado.

Então, pergunto aos amigos internautas: O que os nossos clubes devem fazer para barrar a mais que consolidada invasão paulista?

Se você for do interior, responda: por que torce para um paulista ou um carioca e não para um time nosso (seja de Curitiba ou da sua cidade)?

continua após a publicidade

E para apimentar o debate, aproveito o gancho do presidente do Coritiba, Jair Cirino, que usou a vantagem alviverde nas bilheterias para contestar o resultado da pesquisa na capital. Pergunto especificamente para coxas e atleticanos: O que vale mais, ter mais torcida na rua ou mais torcida na arquibancada?

Abaixo, os links das matérias.

Bando de loucos supera trio-de-ferro
Atlético supera rival, mas Coritiba contesta números
Mulheres decidem o Atletiba das torcidas
Especialista culpa clubes de Curitiba e migração intensa
Região Norte impulsiona febre corintiana
Capital usa diplomacia no interior

Exit mobile version