O eterno professor Kramer

Priscila Forone / Gazeta do Povo
Lenda do rádio paranaense, Oldemar Kramer faleceu nesta quarta-feira em Curitiba

Interrompo o indulto de Natal e ano-novo do blog com a triste notícia do falecimento de Oldemar Kramer, transmitida a mim há umas três horas pelo Airton Cordeiro.

continua após a publicidade

Kramer foi o maior plantão esportivo da história do rádio paranaense, um dos maiores do Brasil. Por 50 anos na função, quase todos na Rádio Clube, o professor, ou vô, como era chamado pelos colegas de estúdio, revolucionou o jeito de colher resultados.

Com uma equipe de rádio escutas, espalhava aparelhos pelo estúdio. Cada um tinha a incumbência de acompanhar jogos dos mais diferentes estados. Pelo telefone eram apanhados os resultados do interior e dos estados mais distantes. Nada escapava a Kramer e seu parceiro inseparável, Carlos Kleina, que atualizavam os resultados de todos os campeonatos no Grande Placar Esportivo B-2.

Como estagiário da Clube, em 2000, tive a honra de ser escuta do Kramer por vários domingos. Uma verdadeira aula de rádio esportivo. A precisão de Kramer na informação e a seriedade com que conduzia seu trabalho eram irreparáveis. Avesso ao computador, guardava em cadernos e calhamaços de papel resultados históricos do nosso futebol. Para tirá-lo do sério, só a demora na transmissão de algum resultado ou algum tropeço do Coritiba.

continua após a publicidade

Obrigado ao Kramer por tudo o que ele significou para o nosso rádio.

Aqui, mais detalhes sobre a morte dele e o sepultamento.

continua após a publicidade
Exit mobile version