No vermelho


Marcos Malucelli falou agora pela manhã à Band News. Projetou um déficit de R$ 16 milhões nas contas do clube e jogou a batata quente para o rival: disse que o buraco no Coritiba é maior.

continua após a publicidade

Há algumas razões bem plausíveis para os clubes terminarem o ano com dívida. Coritiba e Atlético passaram metade do ano sem patrocinador de camisa. O Paraná ainda procura alguém para substituir a Providência.

Ninguém fez grandes negociações. O Coxa deixou de ganhar dinheiro com os contratos frágeis de Keirrison, Marlos e Rodrigo Mancha. Também não deve lucrar horrores com Felipe e, ao que parece, não terá dinheiro da venda da Rafinha, que está subindo no telhado.

No Atlético, empréstimos da Rafael Santos, Danilo, Lazzaretti… Nada que compense uma venda robusta. Não cheguei a fazer a conta, mas é possível que a participação nas negociações de Michel Bastos e Cristian dê mais dinheiro ao clube que a soma desses empréstimos.

continua após a publicidade

O Paraná, a muito custo, recebe pela venda de menos de R$ 2 milhões de Pimpão ao Vasco. Também entrou dinheiro pela transferência de Giuliano ao Inter. Também nada de encher o cofre.

A dificuldade financeira (repito, assumida no Atlético e presumida no Coritiba e no Paraná) é admissível por causa da crise. Mas não dá para colocar tudo na conta do colapso financeiro mundial. Aí tem muito de erros administrativos das diretorias (atuais ou anteriores) ao não emplacar boas negociações, fazer apostas erradas em contratações ou não conseguir amarrar contratos que protejam bem o clube.

E isso preocupa para o ano que vem. Será que essa turma tem habilidade para evitar que a falta de grana afunde ainda mais nossos times dentro de campo? As precauções (se existiram) tomadas ao longo do ano bastam para uma recuperação tranquila em 2010? Ou esse déficit será amenizado, pois o aperto atingiu todos os clubes, ou a grande maioria deles?

continua após a publicidade
Exit mobile version