“Liguem para o 911”: a reação da imprensa argentina à derrota para o Brasil
Os jornais argentinos não digeriram bem a contundente derrota da Argentina de Lionel Messi para o Brasil de Neymar. No dia seguinte ao 3 a 0 no Mineirão, o tom das capas e matérias publicadas nos periódicos do país vizinho mesclava ironia e alarmismo, mas sempre com duras críticas à equipe.
Principal jornal esportivo da Argentina – e também o de humor mais ácido –, o Olé disparou na manchete: “Liguem para o 911”. A foto era dos jogadores brasileiros fazendo um telefone com as mãos, como se estivessem ligando para alguém. Na continuação do texto da capa, o periódico ainda diz que a “Argentina está em emergência total: sem futebol e golpeada psicologicamente”. Destaca ainda que “foi barato” para o Brasil o resultado, pela superioridade do time de Tite em campo.
O La Nación, por sua vez, adotou uma postura menos irônica para resumir o sofrimento em Belo Horizonte. “Alarme. Uma seleção sem futebol nem reação anímica” era a manchete da partida, que ainda lembrava que “nem mesmo a volta de Messi serviu para a recuperação da equipe”. O jornal ainda publicou uma análise assinada por Diego Latorre com o título “Uma situação desesperadora”. Um certo exagero, já que a Argentina está em sexto lugar, apenas um ponto atrás do Chile, que atualmente ficaria com a vaga na repescagem.
Quem também deu um baita destaque para o jogo foi o Diario Popular. E foi enfático na chamada: “Nos humilharam!”. O texto chama o jogo de baile brasileiro e também lembra que nem mesmo Messi foi capaz de mudar a má fase da seleção, que vinha de derrota em casa para o Paraguai (1 a 0) e de um empate como visitante diante do Peru (2 a 2).
O mesmo termo “humilhação” foi a chamada do jornal Los Andes. Na capa, uma foto de Messi cabisbaixo, com a mão na cabeça, enquanto os jogadores do Brasil comemoram um gol no outro canto da imagem. Entre eles, a palavra “humilhante”.
O golpe parece ter sido duro. Teve até jornal dizendo que a Argentina foi nocauteada pelo Brasil, caso do La Capital, de Rosario.