Heat convence; Lakers decepciona

A temporada 2012/2013 da NBA começou ontem à noite com três partidas. A que gerava mais expectativa marcava um confronto de gigantes. De um lado o Miami Heat, atual campeão e dono de um elenco invejável; do outro, o Boston Celtics, recordista de títulos da liga norte-americana de basquete, com 17 troféus na estante.

continua após a publicidade

O Miami Heat dominou o confronto, permitiu uma reação do experiente adversário no quarto decisivo, mas retomou o rumo a tempo de garantir a estreia triunfante: 120 a 107. O supertrio da franquia da Flórida teve desempenho convincente, a começar por LeBron James – 26 pontos e 10 rebotes em quase 29 minutos em quadra. Chris Bosh ficou mais tempo no jogo, 36 minutos, e também foi para o vestiário com o primeiro double-double (duas estatísticas com dois dígitos) da temporada: 19 pontos e 10 rebotes. Por fim, Dwyane Wade registrou 29 pontos.

Vale destacar a primeira aparição de Ray Allen com a camisa do Miami, contratado justamente do Boston Celtics. O veterano de 37 anos fez 19 pontos – sua média na carreia é 20.

No lado verde e branco, Brandon Bass (15 pontos, 11 rebotes) e Rajon Rondo (20 pontos, 13 assistências) abriram o “ano” com double-doubles. Kevin Garnett, porém, ficou devendo. Agarrou 13 rebotes, mas emplacou somente 9 pontos. O brasileiro Leandrinho Barbosa esteve 15 minutos em ação, alcançando 16 pontos. Fab Mello, o outro brasuca dos Celtics, não atuou. O calouro Jared Sullinger, que nos oito jogos da pré-temporada jogou em média 26 minutos, com 10,9 pontos e 7 rebotes, ontem teve 8 minutos para mostrar serviço. Marcou 2 pontos e pegou 1 rebote.

continua após a publicidade

Outro destaque da noite foi a estreia do Los Angeles Lakers, agora com Steve Nash e Dwight Howard no forte elenco que já tinha Kobe Bryant e Pau Gasol. Contando com a pré-temporada, todavia, os californianos chegaram a nove derrotas consecutivas com o supertime. O Dallas Mavericks, mesmo sem Dirk Nowitzki, recém-operado do joelho direito, venceu fora de casa, por 99 a 91.

A verdade é que os astros do Lakers renderam abaixo do esperado. Precisando dos reservas, o time da casa sofreu com a falta de criatividade. Howard nem terminou a partida, excluído por cometer o limite de seis faltas. O sólido jogo coletivo do Mavs, dividindo as responsabilidades, acabou sendo eficaz o suficiente para colocar nas cordas o oponente. Os visitantes contaram ainda com a vasta e decisiva experiência de Elton Brand, Vince Carter e Shawn Marion, todos com mais de uma década de NBA. O aproveitamento do Mavericks em lances livres (77,8%) e arremessos de três pontos (33,3%) foi bem superior ao apresentado pelo Lakers (38,7% e 23,1%, respectivamente). Aí fica difícil competir.

Em Cleveland, o Cavaliers debutou contra o Washington Wizards. Ganhou por 94 a 84. O pivô brasileiro Anderson Varejão surpreendeu pegando 23 rebotes e dando 9 assistências – o melhor nos dois quesitos pelos donos da casa. Tristan Thompson, em seu segundo ano na liga, marcou 12 pontos e ficou com 10 rebotes. O cestinha foi Kyrie Irving, também do Cavs, totalizando 29 pontos.

continua após a publicidade
Exit mobile version