Não adiantou secar o Grêmio e o Botafogo. Não adiantou nem torcer pelo Atlético contra o Ceará. Os resultados da penúltima rodada do Brasileiro acabaram com a possibilidade do Furacão brigar por uma vaga na Libertadores de 2011.
Diante deste resultado, segue a dúvida: onde o Atlético errou para não conseguir ficar entre os quatro melhores? O principal defeito do time com certeza está no ataque, mas precisamente no camisa 9. Para se ter uma ideia, Bruno Mineiro, Nieto e Alex Mineiro, juntos, marcaram 9 dos 42 gols da equipe no Brasileiro. Ou seja, apenas 21%.
Não é a toa que o provável artilheiro atleticano no Brasileiro será um meia, Paulo Baier, que hoje tem oito gols na competição. Os jogadores de criação no meio de campo, inclusive, são uma das principais preocupações da diretoria atleticana para o ano que vem. Com a saída de Netinho e Mithyuê, o clube terá apenas Baier e Branquinho para este setor, precisando contratar outros jogadores para suportar a temporada de 2011, que terá quatro campeonatos em disputa.
Restou a certeza de que a defesa, com Manoel e Rhodolfo, foi o ponto forte da equipe. Porém, diante da provável saída do último, até mesmo este setor deverá ser reformulado para a próxima temporada.