Disney fica com ESPN e põe à venda a Fox Sports e Libertadores
A compra da 21st Century Fox pela Walt Disney foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) nesta quarta-feira (27) com uma severa restrição.
>> Sem Globo, Turner e Premiere, 52 jogos do Brasileirão 2019 são excluídos da TV
>> Veja onde seu time vai passar na TV em 2019
Para a fusão ser aceita no Brasil, o grupo de mídia americano precisaria se desfazer de um dos seus canais esportivos para não deflagrar monopólio – ESPN ou Fox Sports.
Após longa negociação entre as empresas e o conselho, as partes aceitaram vender a Fox Sports, incluindo ativos, funcionários e todos os direitos de transmissão do canal, para obter a aprovação. No tribunal do Cade, o resultado foi 4 a 2 pelo desmembramento.
O novo comprador terá direito de utilizar a marca Fox Sports por um determinado período de tempo, não revelado pelo órgão, para facilitar a transição. O Cade entende que a junção dos dois gigantes americanos de mídia pode reduzir a oferta de canais esportivos no Brasil, afetando outros mercados, como a compra de direitos de transmissão de eventos esportivos, particularmente no Campeonato Brasileiro de futebol.
A ESPN, concorrente no segmento esportivo da Fox Sports, faz parte do grupo Disney.
Se a venda não sair no prazo, mantido em sigilo, a Disney pagará uma multa milionária e a operação poderá ser revista pelo Cade.
Nesse período, a Disney não poderá competir com a Fox Sports – detentora dos direitos de transmissão da Copa Libertadores –na negociação de direitos de transmissão de eventos esportivos, encerrar contratos, demitir funcionários ou causar qualquer tipo de dano à empresa, uma forma de proteger a Fox Sports de perder valor até que o canal seja vendido.
A fusão fez a Disney abrir mão das partidas da Copa Libertadores.
A Disney adquiriu direitos de cinema e parte da 21st Century Fox por US$ 71,3 bilhões. Foram comprados canais da Fox na América Latina, a Fox Sports e a NatGeo. Disney e Fox Sports não se manifestam sobre o assunto.
>> Guia dos jogos na TV: onde assistir Brasileirão, Libertadores, Sul-Americana
>> Brasileirão 2019 na Turner; jogos com transmissão, canais, streaming, narração