Brasileirão volta fervendo: confira a análise dos jogos da 23ª rodada
Depois de dez dias de paralisação (rodada cheia, pois o Grêmio e Sport jogaram no sábado), o Brasileirão volta para as últimas 16 rodadas. E já recomeça com tudo. Veja cinco motivos para ficar ligado na 23 rodada, com início no sábado. A seca de Fred, no entanto, preocupa. São seis jogos em branco, desde 16 de julho, sem marcar gols.
TABELA: jogos e classificação da Série A
Sábado (16h)
Atlético-MG x Palmeiras
O Galo volta para o Brasileirão festejando a vaga na final da Primeira Liga. Parece pouco, mas não é. Sucesso no torneio pode ser o impulso decisivo para o time de Rogério Micale. No Palmeiras, Felipe Melo agita os bastidores. Depois de se desentender com o técnico Cuca, o volante foi reintegrado ao elenco na segunda (4).
Sábado (18h)
Vasco x Grêmio
Depois de ser demitido pelo Flamengo, o técnico Zé Ricardo vai estrear pelo Vasco. Pedreira! Encara o Grêmio, em São Januário, mas sem torcida, devido a punição que o time carioca cumpre. Os vascaínos vem embalados pela vitória contra o Flu, no Marcanã. Os gaúchos atropelaram o Sport no sábado (3), com um implacável 5 a 0, e ainda sonham com o título. O novo treinador vascaíno tem sido conservador e não esboça revolucionar a escalação.
Sábado (19h)
São Paulo x Ponte Preta
Na vice-lanterna do Brasileirão, o time de Dorival Júnior não pode deixar escapar a vitória, em casa, contra a Ponte Preta. Pressão total para o tricolor, mais uma vez diante de um Morumbi lotado. A equipe de Dorival Júnior completou 10 rodadas na faixa vermelha. Diante da Macaca, o Tricolor não poderá escalar força máxima, já que o zagueiro Arboleda está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Além disso, outras mudanças poderão acontecer por questões técnicas, especialmente Cueva, que não vive boa fase, e deve ser barrado.
Domingo (11h)
Atlético x Coritiba
Atletiba, na Arena. O Furacão vem de uma recuperação incrível, deixando a ZR e a um ponto do G6. Já o Coritiba fez o caminho inverso e está a um ponto da ZR. Kléber Gladiador retorna após quase dois meses fora, 11 jogos de suspensão por cuspir no adversário.
Domingo (16h)
Santos x Corinthians
Timão perdeu na última rodada para o Atlético-GO, em São Paulo. Foi o segundo tropeço consecutivo em casa, pois também caiu diante do Vitória, no Itaquerão. Entre as duas derrotas, ganhou fora, mas jogando muito mal, da Chape, em Santa Catarina. Agora encara o Santos, na Vila Belmiro. Uma derrota pode deixar a turma animada para as 15 rodadas decisivas até dezembro. O Timão terá todos os titulares à disposição. Depois de sete jogos convivendo com problemas de lesões e suspensões, o técnico Fábio Carille tem a possibilidade de retomar formação considerada ideal: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel e Maycon; Jadson, Rodriguinho e Romero; Jô.
Domingo (16h)
Sport x Avaí
A crise é nervosa no Sport. Depois de tomar uma sapecada do Grêmio, sábado (3), com o 5 a 0 em Porto Alegre, o técnico Vanderlei Luxemburgo pôs o elenco na parede. Em sua entrevista coletiva, o treinador disse literalmente, com uma mensagem dura, que há gente fazendo corpo mole no Leão. Luxa também disse estar envergonhado e cobrou uma posição da diretoria. O Avaí não será moleza. Desde que foi goleado para o Atlético-PR por 5 a 0, na Arena da Baixada, o Leão da Ilha não perdeu mais. Foram quatro jogos, com duas vitórias e dois empates que deixaram o time com a mesma pontuação do primeiro time fora do Z-4.
Domingo (16h)
Vitória x Fluminense
Depois da traumática eliminação para o Londrina na Primeira Liga, Abelão tenta colocar o Fluminense no G-6, mas a missão não vai ser fácil, apesar de enfrentar um clube que está com a mesma pontuação da Chapecoense, primeiro time da zona de rebaixamento. O drama do Flu é o ataque. Nos último cinco jogos, o time só marcou em um deles.
Domingo (19h)
Botafogo x Flamengo
Botafogo reencontra o Flamengo, uma possível revanche da semifinal da Copa do Brasil, no Engenhão. O Flamengo se divide esta semana entre a final da Copa do Brasil, na quinta (7), com o Cruzeiro e o clássico. O jogo do Maracanã contra os mineiros é prioridade máxima na Gávea e vai respingar no clássico, com certeza.
Domingo (19h)
Chapecoense x Cruzeiro
Com o Cruzeiro ligado na final da Copa do Brasil, quinta (7), contra o Flamengo, no Marcanã, a Chape tem grandes chances de deixar a zona de rebaixamento.
Segunda (20h)
Atlético-GO x Bahia
O Dragão não deu certo com os trabalhos de Marcelo Cabo e Doriva, mas agora a história é outra com João Paulo Sanches, 37 anos, interino atleticano. Em apenas três rodadas no segundo turno, o Atlético-GO já marcou seis pontos. No primeiro turno inteiro, em 19 partidas o time goiano fez apenas 12 pontos. Na outra ponta, o Bahia ainda não sabe se investe no seu interino Preto Casagrande.