A responsabilidade dos irresponsáveis


Fiquei espantado ao ler a matéria de capa do caderno de Esportes de hoje que o Coritiba vendeu quase 3 mil ingressos a mais que a capacidade permitida do Couto Pereira, para o jogo com o Marília.

continua após a publicidade

Logicamente a ocupação acima dos 37.192 lugares que o estádio possui, segundo informação do site oficial do clube, já era motivo de se pedir explicações. Mas sinceramente, eu esperava ver algum laudo do Corpo do Bombeiros validando a lotação, como no caso do suspeito público recorde do clássico Atlético e Paraná. Ao contrário disso, um justificativa rasa e prontamente rebatida de que a polícia teria autorizado a retirada das paredes que separam a torcida mandante da visitante no Couto, e assim “esticado” o estádio.

Irresponsabilidade pura, que não se justifica nem mesmo pelo possível desejo de ter mais torcedores no estádio. É a velha história de uma mão afagando ao permitir a entrada de mais gente e outra apedrejando, submetendo essas pessoas a um tratamento bovino nas arquibancadas. Imagine se a confusão que aconteceu lá na Mauá tivesse ocorrido dentro do Couto…

*****
A venda de mais ingressos que o permitido é grave – passível de punição, inclusive -, mas não foi o único erro de segurança no jogo de sexta-feira. Permitir que de duas a três mil pessoas fiquem do lado de fora do estádio é um absurdo.

continua após a publicidade

Em um jogo como este, o ideal é isolar a região do estádio e só deixar que se aproxime dali quem é morador, quem tem ingresso ou quem vai trabalhar na partida. É necessário um zelo especial na organização, mas certamente evitaria a briga entre quem estava fora do estádio e a polícia, provável estopim do tumulto que feriu dezenas de torcedores inocentes que só queriam ir para casa esquecer a amarelada do time de coração.

Isso, porém, não exime a responsabilidade dá polícia. Vi cenas na televisão de pura covardia, como a agressão a um torcedor caído e oficiais mirando suas armas de bala de borracha acima da linha da cintura dos torcedores.

*****
Peço desculpa aos internautas pelos dois dias sem atualização. Neste fim de semana. recebi a feliz visita do meu pai, que mora em Fortaleza. Troquei a segunda-feira de trabalho por uma folga para curtir o cabeça branca. Mas estou de volta.

continua após a publicidade
Exit mobile version