13 jogadores da Série B que jogam fácil o Brasileirão
A Série B de 2017 está na reta final e alguns nomes já despontam como potenciais contratações para as principais equipes do Brasileirão Série A ou até se destacar na edição 2018 da elite pelos clubes que eventualmente subirem. O garimpo na Segundona costuma render bons reforços. Com mais idade e rodagem, alguns jogadores vêm lutando há algum tempo para merecer uma oportunidade no primeiro escalão do futebol brasileiro. Enquanto isso, outros, mais novos, surgem agora e mostram potencial para evoluir na carreira. Confira abaixo a seleção jovens atletas que merecem atenção para o futuro e também aqueles com mais rodagem no futebol, mas que apresentam um bom desempenho na Segundona. Obs: os atletas do Internacional, por ter outro patamar de mercado, não entraram nesta curadoria.
TABELA: jogos e classificação do Brasileirão – Série A
>> Promessas
Iago Maidana – Paraná
Além de seguro na defesa, o zagueiro de 21 anos é uma arma ofensiva com 1,94 m de altura. Na Série B, ele já anotou quatro gols nas jogadas aéreas. Maidana pertence ao São Paulo e está emprestado até o final do ano. O clube paulista estuda a possibilidade de integrar o defensor em 2018. Com passagens pela seleção brasileira de base, Iago Maidana ficou famoso no início da carreira por causa da sua negociação com o São Paulo, que acarretou na queda do presidente são-paulino Carlos Miguel Aidar.
Matheusinho – América-MG
O habilidoso meia de 19 anos é considerado joia da equipe mineira. Entretanto, o baixinho de 1,64m tem contrato até 2021 e multa rescisória alta. O jovem também já fez período de treinos com a seleção brasileira sob o comando técnico de Tite e recebeu elogios do comandante.
Artur – Londrina
O atacante de 19 anos tem uma das melhores pontarias da Série B, com seis gols. Rápido e habilidoso, Artur tem grande participação na força ofensiva da equipe, que tem o melhor ataque da competição, com 44 gols, ao lado do Inter. O jovem pertence ao Palmeiras e está emprestado ao Tubarão até o fim da Série B.
Carlos Eduardo – Goiás
O atacante de 20 anos já anotou oito gols na Série B. Apesar da baixa idade, está a três anos no time profissional. Em 2016, foi eleito o melhor jogador do Campeonato Goiano e, neste ano, foi o principal destaque esmeraldino na conquista do título regional.
Caio Rangel – Criciúma
O atacante de 21 anos é um diamante bruto sem endereço fixo. Revelado no Flamengo, foi negociado com o Cagliari-ITA, depois emprestado ao Cruzeiro, onde atuou apenas nas categorias de base. Foi para o Criciúma no começo de 2017 e voltou a ter destaque. Seu contrato com o Tigre, no entanto, expirou no dia 30 de junho, mas os italianos o venderam para o Estoril, de Portugal. Com essa venda do passe, os portugueses vão manter o jogador, que tem passagem pelas categorias de base da seleção brasileira, ficará emprestado ao Tigre até o final do ano. Mas no início de outubro, o Cruzeiro anunciou o acerto com o Estoril e fez um pré-contrato de cinco anos com o atacante, que se apresenta na Raposa em 2018.
>> Experientes
Éverson – Ceará
O goleiro de 27 anos anos é ídolo no Ceará. Além da elasticidade, Éverson tem papel fundamental de liderança. É formado nas categorias de base do São Paulo e foi pupilo de Rogério Ceni antes do arqueiro são-paulino pendurar as chuteiras.
Eduardo Brock – Paraná
O zagueiro de 26 anos já havia obtido destaque na Série B do ano passado, defendendo o Brasil de Pelotas. No Tricolor, em 2017, Brock virou titular absoluto e xerife da equipe. As boas atuações já lhe renderam sondagens de equipes da Série A, como Bahia e Vitória. Canhoto, o zagueiro se destaca pela liderança e segurança.
Romário – Ceará
O lateral-esquerdo é especialista em um artigo raro no futebol nacional: cruzamentos precisos. Já foram seis assistências na Série B para Romário. No ano passado, ele já havia brilhado pelo Atlético-GO no título da competição.
Renatinho – Paraná
O meia está com 25 anos e pronto para disputar a Série A. Com 18 gols no ano, sendo nove na Segundona, Renatinho o destaque do Paraná na temporada. Cobra faltas e escanteio com precisão e dita o ritmo no meio de campo. Formado no Atlético-PR, ele já rodou por clubes do interior paulista e também se destacou no Guarani, em 2016. Renatinho tem contrato com o Paraná até dezembro de 2017.
Mazinho – Oeste
É fato que o atacante de 29 anos já jogou o Brasileirão vestindo as camisas de Palmeiras e Santa Cruz, mas decepcionou. Apelidado de ‘Messi black’ quando despontou no próprio Oeste em 2009, Mazinho parece enfim ter encontrado o rumo da carreira. É o artilheiro da Série B com 13 gols e o destaque da equipe paulista na arrancada do segundo turno da competição.
Alan Mineiro – Vila Nova
Rodado e experiente, o meia de 30 anos já atuou por Corinthians, mas nas últimas temporadas pecou pela forma física vestindo a camisa de clubes de maior expressão. É o típico jogador de técnica mais refinada combinada com chutes de longa distância. Comanda o Vila Nova e já deixou sua marca 10 vezes na Série B. Pode ser útil para equipes que precisam de armadores.
Tiago Marques – Juventude
O atacante de 29 anos vem tendo o melhor desempenho da carreira nesta temporada. Em 11 jogos disputados, fez seis gols e deu duas assistências, participando em cerca de 50% dos gols anotados da equipe. O jogador já vinha tendo boas atuações no Campeonato Paulista de 2017, onde defendeu a Ferroviária, e continua mostrando um bom futebol pelo Alviverde gaúcho.
Henan – Figueirense
O atacante de 30 anos nunca teve uma oportunidade na Série A. Mas por onde passa, deixa sua marca. Foi assim no São Bernardo, Santo André e Red Bull Brasil. Na Série B, o centroavante já anotou 12 gols, mesmo com o campeonato ruim que faz o clube catarinense.
Matemática do Brasileirão traz novos números mágicos para G7 e salvação >> https://t.co/n5AK0ETsD6 pic.twitter.com/so8nr5ExKU
— Esportiva (@gpesportiva) October 13, 2017
Veja os palpites para os jogos da 28ª rodada do Brasileirão >> https://t.co/sTfukDS6Qb pic.twitter.com/Qy8GR3UaIj
— Esportiva (@gpesportiva) October 13, 2017