A morte do filho de Abel e as infelizes reclamações de alguns cartoleiros

João Pedro Braga, filho do técnico do Fluminense, Abel Braga, morreu neste sábado (29) após cair da varanda do apartamento onde morava, no Rio de Janeiro. Diante da trágica notícia, o clube carioca pediu o adiamento do duelo com a Ponte Preta, que seria neste domingo (30). Logicamente, a solicitação foi atendida e o jogo acabou remarcado para o próximo dia 9. A mudança da data da partida, porém, gerou uma repercussão negativa entre alguns fãs do Cartola FC.
Infelizmente, entre as muitas mensagens de apoio a Abel Braga e sua família, surgiram também aos montes nas redes sociais reclamações dos cartoleiros.
O motivo: com o adiamento da partida, todos os jogadores de Fluminense e Ponte Preta terão pontuação zerada na 17ª rodada do Cartola FC. Ou seja, quem escalou atletas das duas equipes não vai somar pontos com eles. O atacante Lucca, da Ponte Preta, atual artilheiro do Brasileirão, é um dos melhores (e mais caros) atletas do Cartola e era um dos mais escalados para esse fim de semana. Também terá a pontuação zerada.
Mas e daí? O que isso importa? Nada, absolutamente nada.
A “revolta” de alguns cartoleiros com o adiamento do jogo por causa da morte de João Pedro é digna da máxima reprovação.
Eu sou fã do Cartola (não à toa dedico um blog a este tema), mas o fantasy game é insignificante em relação à morte de alguém, à dor de um pai que acaba de perder um filho de 19 anos.
Não podemos esquecer que, no fim das contas, o Cartola é só um jogo, uma brincadeira entre fãs do nosso futebol. Colocar o game acima de uma tragédia da vida real é uma tremenda falta de bom senso.
Abaixo alguns dos (infelizes) comentários postados em redes sociais após o adiamento de Flu x Ponte Preta.
“Tudo bem o cara morreu, meus sentimentos à família, mas o Lucca custa 24 cartoletas”
“No Brasil todo dia morrem pessoas, sabemos que é muito triste a tragédia na família do Abel, mas vocês do Cartola deviam abrir o mercado pra gente substituir os caras desse jogo”
“Triste a morte do filho do Abel, mas não é justo para os cartoleiros. O jogador mais caro é o Lucca. Como eu fico?”
“Se eu morresse o jogo não seria adiado, agora…o cara morreu, blz…meus pêsames, que conforte os corações dos familiares, mas o cartola não tem nada a ver, eu pago, vocês deviam tomar providências com isso”
“Tantos familiares de jogadores morrem e não tem isso, só porque é abel querem fazer isso! Tem que dar pelo menos 5 pontos pra quem colocou jogador desse jogo”
“É uma covardia o que estão fazendo, escalei time da Ponte inteiro e serei prejudicado? Sacanagem”
“Tem torcedores que morrem antes da partida começar e ninguém adia a partida… agora o filho do cara morre e vocês adiam? Se for assim, tem que adiar as pontuações de todos os jogadores que estão disputando o campeonato”
“Vocês tão só se aproveitando pra f… com quem escalou os caras da Ponte”
“Milhares de pessoas morrem por dia, é claro que ficamos tristes com isso e desejamos força aos familiares, porém muita gente aposta dinheiro com o cartola. Por causa de uma falta de planejamento e de preguiça de abrir o mercado antes da rodada iniciar de vez, vão zerar o ponto dos caras? É muita sacanagem mesmo!”