Série B sai da Globo após 28 anos; veja quem vai transmitir os jogos

Pela primeira vez em 28 anos, os clubes da Série B do Campeonato Brasileiro não fecharam acordo para que os jogos tenham transmissão da Rede Globo em 2025.
A competição, que começa nesta sexta-feira (4), deve ser exibida por Espn e Disney+ (TV fechada e streaming) e, na televisão aberta, pela Rede TV!. A informação foi divulgada pelo jornalista Gabriel Vaquer, da Folha de S. Paulo.
De acordo com apuração da reportagem do UmDois Esportes, a plataforma digital Kwai também será um dos players de transmissão da Segunda Divisão. O canal Desimpedidos, no Youtube, que é outro com negociação avançada.
O Grupo Globo exibia a Série B desde 1997, mas não chegou a um acordo para esta temporada. Neste período, a emissora carioca usou o canal SporTV e o pay-per-view Premiere para exibir as partidas. As negociações estão sendo feitas em conjunto entre as ligas Libra e LFU, representadas pela empresa Peak.
Ao todo, 17 dos 20 clubes da Série B estão inclusos na LFU: Amazonas, América-MG, Athletic-MG, Athletico, Atlético-GO Avaí, Botafogo-SP, CRB, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cuiabá, Ferroviária, Goiás, Novorizontino, Operário e Vila Nova. Os únicos que integram a Libra atualmente são o Paysandu, Remo e Volta Redonda.

Onde assistir aos jogos da Série B em 2025?
Até o momento, os novos canais de transmissão ainda não foram oficializados. Mas a tendência é que a Rede TV! transmita uma partida por rodada, enquanto o canal pago Espn inclua algumas partidas em sua programação. O Disney+, por outro lado, teria transmissão completa de todos os jogos no campeonato.
A rede social chinesa Kwai é outra novidade a ser confirmada para temporada 2025 da Série B, assim como o canal do Youtube Desimpedidos.
Por que a Globo não fechou a transmissão de jogos
A Globo decidiu não investir forte na aquisição dos direitos de transmissão da Série B devido à falta de clubes gigantes do futebol nacional.
O clube com maior expressão é o Athletico, por causa das conquistas na última década, sendo que o Coritiba (Brasileirão de 1985) e Criciúma (Copa do Brasil de 1991) são os outros times com taças nacionais.
Além disso, a emissora garantiu a maioria das partidas da Série A. Desde 2023, a Globo não transmitia os jogos da Série B na TV aberta, mas manteve os acordos para a exibição dos confrontos no SporTV e Premiere (pay-per-view).