Com um terço do investimento do Coritiba, Operário segue na briga pelo acesso
O Operário voltou a sonhar com o inédito acesso para a Série A depois de vencer o Sport, por 2 a 1, fora de casa, em jogo atrasado da 16ª rodada da Segunda Divisão, nesta quarta-feira (16).
O cenário do Fantasma, inclusive, é ligeiramente melhor que o do rival paranaense Coritiba, que tem o elenco quase três vezes mais caro. O Operário tem 46 pontos, com 13 vitórias, sete empates e 11 derrotas. O Coxa tem 44 pontos, com 12 vitórias, oito empates e 11 derrotas.
Depois da vitória sobre a equipe do Recife, o Operário ficou a quatro pontos do G4, na oitava posição, e aumentou as chances matemáticas de conquistar uma vaga na Série A para 8%.
O Coritiba, por sua vez, está na nona posição, a seis pontos da zona de classificação e tem 2% de probabilidade de acesso, de acordo com um levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O desempenho do Fantasma surpreende já que a equipe de Ponta Grossa tem apenas o 13º maior investimento da competição. Segundo dados do site Transfermakt, o elenco do Operário vale 8,2 milhões de euros (cerca de R$ 50,4 milhões na cotação atual).
Por outro lado, o Coritiba tem o segundo maior investimento da Segundona, com um elenco que vale 21,1 milhões de euros (R$ 130 milhões de reais na cotação atual).
Com vitória atrasada, Operário fechou 1º turno no G4
A vitória sobre o Sport, válida pela 16ª rodada, fez o Operário finalizar o primeiro turno dentro do G4 da Série B. Com o resultado, a equipe ficou com 32 pontos nas 19 primeiras rodadas e conseguiu a quarta colocação. Santos, líder do turno, Novorizontino e Mirassol completam a zona de classificação.
A equipe vem tendo altos e baixos na competição. No returno, a campanha não é boa. Em 12 jogos, o time teve quatro vitórias, dois empates e seis derrotas.
No primeiro turno, por outro lado, o time esteve no G4 em cinco rodadas. Por isso, o triunfo na casa do Sport dá fôlego para a equipe seguir na briga pela vaga na Série A.
Guanaes é técnico mais longevo da Série B
A confiança do clube no técnico Rafael Guanaes é um dos fatores que explicam a boa campanha da equipe na Segunda Divisão. Vale lembrar que o time havia sido rebaixado em 2022 e voltou nesta temporada pela Segundona.
Guanaes chegou ao Fantasma justamente em 2022 e desde então comanda a equipe. Com isso, ele é o mais longevo da Série B de 2024. Neste ano, o treinador chegou a ter sequências ruins à frente da equipe, e nos primeiros cinco jogos da Segunda Divisão, não venceu nenhuma vez.