São Joseense quer fazer campanha para mirar retorno à Série D
Representante da região metropolitana de Curitiba, o São Joseense vai para a sua quarta participação no Campeonato Paranaense. A primeira foi em 2021 e, desde então, não deixou mais a elite, chegando de forma inédita a competir a Série D no ano passado.
Fundado em 2015, o clube foi da Terceira Divisão do Paranaense para a primeira competição nacional em apenas oito anos. Agora, a meta é voltar à Série D em 2025, já que não conseguiu a classificação para a edição deste ano, depois de ficar na oitava colocação no Paranaense de 2023. Neste ano, as três vagas no Brasileiro foram preenchidas por Cianorte, Maringá e Cascavel.
Time-base do São Joseense para o Paranaense 2024
O elenco do Tricolor do Pinhão foi praticamente todo reformulado para a temporada de 2024, apenas os zagueiros Breno e Felipe Scharan, o lareral Bryan Gabriel e o atacante Messias estavam na equipe em 2023.
Por isso, é difícil prever quais serão as escolhas do técnico Luciano Gusso para a temporada. Segundo ele, reforços ainda devem chegar ao Estádio do Pinhão até a estreia no Estadual, nesta quarta-feira (17), contra o Cianorte.
Goleiros: Renan Rocha e Ricardo Vilar.
Zagueiros: Áquila, Breno, Davi Ferreira, Enrico, Felipe Scharan, Filipe Alves, Lucão e Vitor Carré.
Laterais: André Krobel, Bryan Gabriel, Eltinho e Rildo.
Meias: Fernando Gabriel, Gabriel Pires, Itaqui, Samuel e Tauan.
Atacantes: Adiel, Francis, Julio Rivarola, Lemes, Messias, Mikael e Welissol.
Craque
O lateral Eltinho é um dos nomes mais experientes da equipe. Com passagem pelo elenco vencedor do Coritiba de 2011 e 2012, Eltinho é versátil e pode jogar também no meio campo. O atleta também já passou pelo Paraná, além de Avaí e futebol japonês.
Promessa
O jovem atacante Lemes pode se destacar no elenco do São Joseense na competição. No ano passado o atleta estava na base do Paraná Clube e se destacou no Paranaense sub-20. Em 17 jogos fez nove gols.
O professor
O técnico Luciano Gusso vai comandar a equipe no Estadual. Ele iniciou a carreira de professor no J. Malucelli e já foi auxiliar técnico do Paraná, em 2014 e 2019. A equipe começou a treinar no fim de novembro e está animada para a competição.
"Estamos motivados, ansiosos. Não vemos a hora de estrear. Só gostaríamos de ter mais tempo de preparação", afirma Gusso.
Segundo o comandante, a permanência na elite é a disputa mais importante para o clube, mas a equipe também almeja uma vaga para retornar à Série D e sonha com a disputa da Copa do Brasil.
"Nossa expectativa é não cair e, claro, a partir desse objetivo podermos pensar na Série D e na Copa do Brasil", explica.
Na última temporada
Em 2023, o São Joseense fez uma boa campanha no campeonato, chegou à quartas de final, mas foi eliminado pelo Athletico. Na primeira fase, somou 13 pontos, com três vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Ficou na oitava colocação e acabou perdendo a vaga na Série D.
Calendário
- São Joseense x Cianorte- 17 de janeiro, às 16h
- Coritiba x São Joseense - 22 de janeiro, às 20h
- PSTC x São Joseense - 25 de janeiro, às 19h
- São Joseense x Londrina - 28 de janeiro, às 16h
- Andraus x São Joseense - 31 de janeiro, às 18h
- Maringá x São Joseense - 5 de fevereiro, às 20h
- São Joseense x Operário - 8 de fevereiro, às 16h
- São Joseense x Cascavel - 11 de fevereiro, às 16h
- Azuriz x São Joseense - 14 de fevereiro, às 20h30
- São Joseense x Galo Maringá - 17 de fevereiro, às 16h
- Athletico x São Joseense - 25 de fevereiro, às 16h