Paranaense chega na reta final. O que cada time precisa para alcançar objetivo
A primeira fase do Campeonato Paranaense está chegando na sua reta final. Restando apenas mais duas rodadas para o término, a briga pela classificação para o mata-mata e para fugir do rebaixamento está bem disputada.
Até aqui, somente dois times estão matematicamente classificados para a segunda fase - Operário e FC Cascavel -, enquanto outras nove equipes ainda disputam as outras seis vagas disponíveis. O único que não tem chances de avançar é o Cascavel CR, que, inclusive, pode ser o primeiro rebaixado, caso perca para o Fantasma na quarta-feira (12).
+ Confira a classificação completa do Paranaense e os jogos restantes
Porém, até outros cinco clubes podem garantir suas vagas nesta 10ª rodada. São os casos de Azuriz e Paraná, quarto e terceiro colocados, que se enfrentam e podem avançar juntos caso Maringá x Toledo terminem com um placar igual. Quem vencer em Pato Branco automaticamente passa de fase.
Outros dois duelos também dependem do que acontecer no Willie Davids - Coritiba (5º) x Cianorte (7º) e Athletico (6º) x Londrina (8º). Tirando o Tubarão, dos outros três, quem ganhar avança para o mata-mata, independentemente do que acontecer em Maringá. Se os donos da casa não vencerem, o Alviceleste carimba a classificação se ganhar na Arena.
Já se o jogo em Maringá terminar empatado, Coxa, Furacão e Leão do Vale avançam também um empate, ficando a última vaga em aberto apenas, entre Londrina e Maringá.
Briga contra o rebaixamento
Já nas últimas colocações, seis times ainda correm riscos de serem rebaixados - Cianorte, Londrina, Maringá, Toledo, Rio Branco e Cascavel CR.
O maior candidato é o Cobra, que só escapa fazendo, pelo menos, quatro pontos - mesma pontuação que conquistou em nove jogos -, e ainda precisando de combinações de resultados de Porco, que teria que perder os dois jogos, e Leão da Estradinha, que só poderia conseguir um empate.
Atualmente no G8 do Paranaense, Leão do Vale e Tubarão ainda precisam olhar para trás, uma vez que se perderem as duas partidas ainda podem ser alcançados. Porém, se Toledo e Rio Branco não ganharem na quarta, ambos escapam da queda, focando apenas na próxima fase.
O que cada time busca nas duas últimas rodadas do Paranaense:
Operário
Posição: 1º
Pelo que briga: Liderança
O que precisa: Vencer os dois jogos ou torcer para o FC Cascavel somar apenas um ponto
Próximos jogos: Cascavel CR (casa) e Paraná (fora)
FC Cascavel
Posição: 2º
Pelo que briga: Liderança
O que precisa: Vencer os dois jogos e torcer para que o Operário some, no máximo, quatro, ou ganhar ao menos um, desde que o Fantasma não some mais que um ponto.
Próximos jogos: Rio Branco (casa) e Londrina (fora)
Paraná
Posição: 3º
Pelo que briga: Classificação para o mata-mata e liderança
O que precisa: Para se classificar, basta empatar com o Azuriz. Se perder, se classifica caso Maringá x Toledo termine empatado. Para terminar na ponta, terá que ganhar os dois jogos e torcer para o FC Cascavel some, no máximo, quatro pontos.
Próximos jogos: Azuriz (fora) e Operário (casa)
Azuriz
Posição: 4º
Pelo que briga: Classificação para o mata-mata e liderança
O que precisa: Para se classificar, basta empatar com o Paraná. Se perder, se classifica caso Maringá x Toledo termine empatado. Para terminar na ponta, terá que ganhar os dois jogos e torcer para o Operário não ganhar mais e que o FC Cascavel some, no máximo, quatro pontos.
Próximos jogos: Paraná (casa) e Cianorte (fora)
Coritiba
Posição: 5º
Pelo que briga: Classificação para o mata-mata e liderança
O que precisa: Para se classificar, basta ganhar do Cianorte. Se empatar, ainda pode avançar, desde que Maringá x Toledo termine empatado. Para terminar na liderança, precisa ganhar os dois jogos e torcer para que o Operário não vença mais, que o FC Cascavel some, no máximo, três pontos, e que Paraná e Azuriz não ganhem suas duas últimas partidas.
Próximos jogos: Cianorte (casa) e Rio Branco (fora)
Athletico
Posição: 6º
Pelo que briga: Classificação para o mata-mata e liderança
O que precisa: Para se classificar, basta ganhar do Londrina. Se empatar, ainda pode avançar, desde que Maringá x Toledo termine empatado. Para terminar na liderança, precisa ganhar os dois jogos e torcer para que o Operário não vença mais, que o FC Cascavel some, no máximo, três pontos, e que Paraná, Azuriz e Coritiba não ganhem suas duas últimas partidas.
Próximos jogos: Londrina (casa) e Toledo (fora)
Cianorte
Posição: 7º
Pelo que briga: Classificação para o mata-mata e fugir do rebaixamento
O que precisa: Para se classificar, basta ganhar do Coritiba. Se empatar, ainda pode avançar, desde que Maringá x Toledo termine empatado e o Rio Branco não ganhe do FC Cascavel. Se isso acontecer, também escapa do rebaixamento.
Próximos jogos: Coritiba (fora) e Azuriz (casa)
Londrina
Posição: 8º
Pelo que briga: Classificação para o mata-mata e fugir do rebaixamento
O que precisa: Para se classificar, precisa ganhar do Athletico e torcer que o Maringá não vença o Toledo. Para escapar do perigo da queda, caso perca, tem que torcer para que Toledo ou Rio Branco não vençam.
Próximos jogos: Athletico (fora) e FC Cascavel (casa)
Maringá
Posição: 9º
Pelo que briga: Classificação para o mata-mata e fugir do rebaixamento
O que precisa: Para se manter na briga pela classificação, precisa ganhar. Se empatar, precisa torcer por derrota do Cianorte e que o Londrina não ganhe. Se perder, ainda fica com chances, desde que o Tubarão também perca. Para fugir do rebaixamento, tem que ganhar.
Próximos jogos: Toledo (casa) e Cascavel CR (fora)
Toledo
Posição: 10º
Pelo que briga: Classificação para o mata-mata e fugir do rebaixamento
O que precisa: Para avançar para o mata-mata, tem que ganhar. Se empatar, precisa torcer por derrota de Cianorte ou Londrina. Para escapar da queda, tem que ganhar e torcer para que o Rio Branco, no máximo, empate.
Próximos jogos: Maringá (fora) e Athletico (casa)
Rio Branco
Posição: 11º
Pelo que briga: Classificação para o mata-mata e fugir do rebaixamento
O que precisa: Para se classificar, tem que ganhar e torcer por derrota do Cianorte e que o Londria no máximo empate. Se ganhar, termina a rodada fora da zona do rebaixamento, dependendo apenas das próprias forças na última partida.
Próximos jogos: FC Cascavel (fora) e Coritiba (casa)
Cascavel CR
Posição: 12º
Pelo que briga: Para fugir do rebaixamento
O que precisa: Se ganhar os dois últimos jogos, precisa de pelo menos duas de três combinações: que o Rio Branco some, no máximo três pontos, que o Toledo não vença mais e que o Maringá não ganhe do Toledo. Se empatar com o FC Cascavel, precisa que o Leão da Estradinha não vença e o Toledo perca.
Próximos jogos: Operário (fora) e Maringá (fora)