Paranaense Feminino começa nesta semana e terá só quatro equipes; veja a tabela
O Campeonato Paranaense Feminino está de volta e inicia no sábado (19). Neste ano, apenas quatro equipes vão participar da competição, uma a menos que na edição passada.
Nesta temporada, Athletico, atual campeão, Coritiba, Toledo e São Braz vão disputar a taça. Em relação à edição de 2023, o Rio Branco decidiu não participar. O Estadual será disputado em turno único, em quatro datas: 19, 22, 24 e 26 de outubro.
A equipe campeã terá direito a uma vaga no Brasileirão Feminino A3, em 2025, assim como aconteceu em outras edições. Caso a equipe campeã já esteja em alguma competição nacional, como é o caso do Athletico, que joga o Brasileiro A2, a vaga fica com o vice-campeão.
Com um time a menos, a fórmula da disputa em relação à edição passada mudou. Neste ano, são três rodadas e os dois primeiros colocados fazem a final única. No ano passado, a competição teve cinco rodadas e os quatro primeiros colocados foram às semifinais, e a final foi entre Athletico e Coritiba.
Os jogos serão disputados em três estádios: José Carlos de Oliveira Sobrinho, no Capão Raso, Maurício Fruet, no Santa Quitéria e Francisco Muraro, em Santa Felicidade.
Segundo FPF, seis equipes desistiram de se inscrever
Neste ano, apenas quatro equipes vão participar do Estadual. É o menor número desde 2021, quando apenas Athletico, Toledo e Imperial fizeram parte do torneio. Em comunicado ao UmDois Esportes, a Federação Paranaense de Futebol afirmou que dez equipes chegaram a participar da reunião prévia às inscrições, mas seis desistiram.
"Todos os clubes filiados foram convidados. Além de fazer a transmissão de todos os jogos, custear a arbitragem e demais custos dos jogos, a FPF assegurou uma ajuda de custos para os clubes do interior jogarem em Curitiba. Dez equipes participaram de reunião prévia, porém apenas quatro se inscreveram", escreveu o órgão, em nota.
"Queremos sempre o maior número de times possíveis, pois entendemos que a categoria se fortalece. Com o Athletico disputando o Brasileiro Feminino A1 (como foi em 2023) ou A2, sempre teremos no mínimo dois representantes do Estado em competições nacionais. Nesta temporada, o Coritiba chegou até as quartas de final do A3. Torcemos para que os nossos representantes consigam o acesso no ano que vem", completou.
Participante em 2023, Rio Branco justificou ausência nesta temporada
A única equipe que fez parte da competição em 2023 que não vai atuar no Estadual Feminino neste ano é o Rio Branco, de Paranaguá.
Segundo comunicado, o clube afirmou que está focado na venda da SAF para o grupo Amaral Sports e, por isso, não vai participar da competição. A negociação foi anunciada em julho e está em fase de finalização. O grupo Amaral terá 90% das ações do clube.
"O Rio Branco nesse momento está concentrando os seus esforços na venda da SAF para a empresa Amaral Sports, cujo processo já foi aprovado pelo Conselho Deliberativo e está em fase de conclusão. Por esse motivo, o Leão da Estradinha não irá jogar o paranaense feminino de 2024", disse o clube em nota enviada ao UmDois.
No futebol masculino, o Rio Branco conquistou o acesso à Primeira Divisão do Campeonato Paranaense em julho deste ano e foi vice-campeão da Série Prata para o Paraná Clube.
Veja a tabela do Paranaense Feminino
1ª Rodada – 19/10/2024 (sábado) | Estádio José Carlos de Oliveira Sobrinho (Capão Raso)
14h00 – São Braz x Coritiba
16h00 – Athletico x Toledo
2ª Rodada – 22/10/2024 (terça-feira) | Estádio Maurício Fruet (Santa Quitéria)
18h00 – Coritiba x Athletico
20h00 – Toledo x São Braz
3ª Rodada – 24/10/2024 (quinta-feira) | Estádio Maurício Fruet (Santa Quitéria)
18h00 – Coritiba x Toledo
20h00 – Athletico x São Braz
Final – 26/10/2024 (sábado) | Estádio Francisco Muraro (Santa Felicidade)
16h00 – 1º Colocado x 2º Colocado