Herói decide nos pênaltis em final dramática do Campeonato Paranaense

O Operário é o grande campeão do Campeonato Paranaense de 2025! Com o Germano Krüger lotado, o Fantasma empatou com o Maringá em 1 a 1 e ganhou nos pênaltis por 5 a 4.
Com 100% de aproveitamento nas penalidades, o Operário contou com o goleiro Elias, que se tornou o herói ao defender a cobrança decisiva do zagueiro Ronald.
Do outro lado, o goleiro João Gabriel, que entrou apenas para os pênaltis, chegou a defender o chute de Boschilia, mas o assistente flagrou que ele se adiantou e mandou repetir.

Esse é o segundo título do Operário no Campeonato Paranaense - o outro foi em 2015 contra o Coritiba. Há dez anos, o time de Ponta Grossa comemorou o título em Curitiba e agora comemora diante da torcida.
Do outro lado, o Maringá acumula o quarto vice-campeonato na história e segue sem o título inédito. O Dogão perdeu em 2014 para o Londrina, em 2022 para o Coritiba e no ano passado para o Athletico.
Veja também
+ Com "SAF única", Maringá tem objetivo traçado após final do Paranaense
Operário é dominado no tempo normal e ganha nos pênaltis
Com bola rolando, o Maringá não se importou com a torcida praticamente contra no Germano Krüger e dominou o Operário durante todo o primeiro tempo. Raphinha quase abriu o placar após falha de Gabruel Feliciano.
O Fantasma respondeu em chute de Rodrigo Rodrigues que quase terminou em falha do goleiro Dheimison. Mas não demorou muito para o Dogão tomar conta novamente do jogo. Buga acertou o travessão depois do desvio em Fransérgio e Matheus Moraes, de bicicleta, também parou na trave.
De tanto insistir, o Maringá abriu o placar justamente com Moraes, que mostrou o faro de artilheiro.

O jogo estava todo para o lado da equipe visitante, porém um vacilo de Max Miller mudou completamente o panorama. O lateral tocou na bola com o braço dentro da área e Vinicius Mingotti empatou para o Operário.
O Dogão até começou o segundo tempo no mesmo ritmo, mas perdeu força no decorrer da partida.
A melhor chance foi já nos acréscimos, quando o goleiro Elias fez uma grande defesa na cabeçada de Max Miller. Do outro lado, Boschilia ficou na cara do gol, mas isolou para lamentação da torcida.
Nas penalidades, o Operário acertou as cinco cobranças - Daniel Amorim, Neto Paraíba, Cristiano, Boschilia e Jean Lucas converteram. Já o Maringá acertou com Maranhão, Negueba, Cheron, Júlio Rodrigues, mas perdeu com Ronald.
Assista aos gols de Operário x Maringá
Ficha Técnica
Operário 1x1 Maringá
Campeonato Paranaense – jogo de volta da final
Operário: Elias; Diogo Mateus, Allan Godói (Giraldo), Joseph e Gabriel Feliciano (Cristiano); Fransérgio (Índio), Neto Paraíba e Boschilia; Allano (Jean Lucas), Vinicius Mingotti (Daniel Amorim) e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Bruno Pivetti.
Maringá: Dheimison (João Gabriel); Raphinha (Vilar), Ronald, Tito e Max Miller; Buga, Rodrigo Santos (Robertinho) e Léo Ceará (Cheron); Negueba, Matheus Moraes (Júlio Rodrigues) e Maranhão. Técnico: Jorge Castilho.
🗓️ Data e horário: sábado, 29 de março de 2025, às 16h.
📍 Local: Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR).
🔎 Árbitro: José Mendonça da Silva Júnior (PR).
🚩 Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos e Andrey Luiz de Freitas (PR).
🖥️ VAR: Rodoplho Toski Marques (PR).
⚽ Gols: Matheus Moraes (MFC), aos 37' do 1º tempo, e Vinicius Mingotti (OFEC), aos 42' do 2º tempo.
🟨 Cartões Amarelos: Maranhão, Cheron e Júlio Rodrigues (MFC); Diogo Mateus (OFEC).
🟥 Cartões Vermelhos: Nenhum.
🏟️ Público: 10.153 pagantes/10.442 presentes.
💸 Renda: R$ 666.175,00.