MP-PR recomenda à FPF adiamento do retorno de público no Paranaense
O Ministério Público do Paraná encaminhou recomendação à Federação Paranaense de Futebol para retardar a volta da presença de público nos estádios no Campeonato Paranaense, em função do aumento do número de casos de Covid-19 no Paraná. O torneio começa neste sábado (22), com a partida entre Coritiba x Cianorte.
O MP-PR cita que a capital de Curitiba possui mais de 10 mil casos ativos atualmente, provocados pela variante Ômicron, além de casos de H3N2, em um panorama sanitário delicado.
Neste ponto, o ofício cita que "os jogos de futebol tendem a atrair milhares de torcedores e colaborar de maneira decisiva para a aglomeração de pessoas, de forma a permitir que a transmissão viral encontre cenário perfeito para o agravamento pandêmico de Covid-19".
O documento, assinado pelo promotor Marcelo Paulo Maggio, foi expedido por meio da Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde Pública e direcionado ao presidente Hélio Cury. A assessoria do MP-PR disse que está no aguardo da resposta da FPF.
+ Veja a tabela completa do Campeonato Paranaense
Na quinta-feira (20), a prefeitura de Curitiba prorrogou o decreto em relação às regras de cuidado no combate à Covid-19. Desta forma, segue vigente a limitação de 70% da capacidade de público nos locais.
O último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aponta um total de 40.730 mortes pela doença e 1.758.767 casos confirmados do novo coronavírus no estado. Até o momento, o Paraná tem mais de 70% da população completamente imunizada com segunda dose e dose única.
Procurada pelo UmDois Esportes, a FPF afirmou que seguirá com público nos estádios, cabendo aos clubes tomarem suas próprias decisões.
"A Federação Paranaense de Futebol já se manifestou com relação ao pedido do Ministério Público e agora aguarda posicionamento dos 12 clubes envolvidos na disputa. O Campeonato Paranaense irá seguir conforme o planejamento", disse a entidade, em nota via assessoria.
Nas redes sociais, o Coxa, por exemplo, fez postagens sobre venda de ingressos normalmente. Já o Operário afirmou que manterá todos os protocolos de cuidados contra a pandemia e que restringirá a capacidade do Germano Krüger para 70%.