Maringá: classificações, jogos e tabelas no Campeonato Paranaense 2025
Vice no último Campeonato Paranaense, o Maringá vem empolgado e com muita moral após subir de prateleira na hierarquia do futebol nacional ao conquistar a vaga para a Série C.
No Ruralzão, a ideia é se manter entre os semifinalistas do Estadual, repetindo o desempenho mínimo dos últimos três anos. Entre os destaques, o meio campista Zé Vitor retornou após empréstimo ao Athletico, além da manutenção do atacante Robertinho.
O técnico Jorge Castilho segue no comando e tem o segundo trabalho mais longevo do Brasil, atrás somente de Abel Ferreira, do Palmeiras. Castilho chegou ao Dogão em 2020 como auxiliar e desempenhou a função até 2021, quando assumiu o time dentro da zona de rebaixamento, na quinta rodada do Estadual, e conseguiu a classificação ao mata-mata.
Como parte da preparação para o Estadual, o Maringá se juntou a Cascavel, Londrina e Cianorte na disputa do Torneio de Verão. Jogando duas vezes como visitante, o time ganhou do Cascavel e perdeu para o Londrina. Na final, bateu o Cianorte e ficou com a taça.
Time-base do Maringá para o Paranaense 2025
Dheimison; Tito, Ronald e Max Miller; Rodrigo, Zé Vitor, Léo Ceará, Robertinho e Negueba; Moraes e Maranhão.
Craque: Dheimison
Aos 35 anos, o experiente goleiro é o jogador que mais defendeu a camisa do Maringá na história. São 115 jogos pelo clube, fundado em 2010.
Revelado nas categorias de base do Pão de Açúcar, conhecido atualmente como Osasco Audax, o arqueiro teve passagens pelo Água Santa, Rio Claro, Bragantino, Oeste, Portuguesa e ABC antes de se consolidar no Dogão.
Um dos líderes do elenco, o ágil goleiro tem participação importante no sucesso das três últimas temporadas do Maringá.
Promessa: Moraes
Aos 24 anos, o atacante Matheus Moraes é uma das esperanças de uma boa campanha no Maringá. No clube desde 2021, primeiro por empréstimo ao subir para o profissional, o atacante sofreu para ter regularidade no time titular em 2024.
Contudo, ele vive boa fase na pré-temporada e é uma das promessas da equipe. Vale destacar que Moraes era uma das estrelas da base do Santos, mas teve uma série de lesões que atrapalharam a transição das categorias para o time principal.
Técnico: Jorge Castilho
Jorge Castilho é sinônimo de sucesso no Dogão. O técnico acumula 112 jogos, com 56 vitórias, 33 empates e 23 derrotas pelo clube. Ou seja, tem um aproveitamento de 60% dos pontos disputados.
Com esse bom retrospecto, o Maringá novamente sonha em chegar ainda mais longe no Estadual. Em 2022 e 2024, o Maringá foi vice-campeão do Paranaense, diante de Coritiba e Athletico, respectivamente.
Nesta temporada, o time tem jogado de forma bastante ofensiva. O sistema é 3-5-2, mas pode se tornar em um 3-3-4, com o quarteto formado por Robertinho, Negueba, Moraes e Maranhão.
Como foi o Maringá no Paranaense 2024?
No ano passado, o Dogão foi a melhor equipe do interior – ficou em terceiro lugar na primeira fase, atrás da dupla da capital paranaense. Nas quartas de final, passou pelo Cascavel após perder por 1 a 0 na ida. No Willie Davids, o Maringá aplicou um 3 a 1 e se garantiu na semifinal.
Contra o Coxa, o time também fez bonito. Venceu por 2 a 0 na ida e segurou o empate sem gols no duelo da volta. Já na decisão, o Maringá foi batido pelo Athletico nos dois jogos. Embalado com o técnico Cuca na época, o Furacão aplicou 1 a 0 no Willie Davids e 3 a 0 na Ligga Arena.
Tabela de jogos e classificação do Campeonato Paranaense 2025
- Maringá x São Joseense - 12/01, domingo, às 18h30
- Maringá x Cianorte - 15/01, quarta-feira, às 20h
- Londrina x Maringá - 19/01, domingo, às 16h
- Maringá x Coritiba - 22/01, quarta-feira, às 20h
- Andraus x Maringá - 26/01, domingo, às 16h
- Maringá x Rio Branco - 29/01, quarta-feira, às 20h
- Cascavel x Maringá - 01/02, sábado, às 18h30
- Paraná Clube x Maringá - 04/02, terça-feira, às 20h
- Maringá x Athletico - 09/02, domingo, às 16h
- Maringá x Azuriz - 12/02, quarta-feira, às 20h
- Operário x Maringá - 15/02, sábado, às 16h