Duas vezes vice, Cascavel quer dar salto no Estadual
Apesar de ter um projeto de futebol consolidado, o Cascavel ainda não conseguiu dar o passo que falta para levantar uma taça ou subir de prateleira nacionalmente.
Em nove edições do Campeonato Paranaense, já foi duas vezes vice-campeão (2021 e 2023). Nas quatro vezes em que disputou a Série D, por outro lado, bateu na trave na fase de mata-mata. Ou seja, a Serpente espera dar esse salto em 2024, a começar pelo Estadual, competição na qual já eliminou os grandes Athletico e Coritiba, por exemplo.
Neste ano, além do Paranaense e da Série D, o time também disputa a Copa do Brasil pela terceira vez. O objetivo é chegar à inédita terceira fase de forma. No Estadual, a estreia é nesta quinta-feira (18), às 20h30, contra o Azuriz, no Estádio Olímpico, em Cascavel.
+ Confira a tabela completa do Campeonato Paranaense 2024
Time-base do Cascavel para o Paranaense 2024
Paulo Gianezini; Ivan, Lucão, Mário Henrique e Líbano; Pedrinho, Rafael Costa e João Pedro; Manoel, Rodrigo Alves e Alison Mira.
Craque
Revelado pelo Athletico e com passagens de destaque pelo Paraná Clube, o meio-campo João Pedro é o principal nome do Cascavel. Essa é a segunda passagem do meia pela Serpente. Em 2021, emprestado pelo Furacão, ele disputou 25 partidas e marcou dois gols pelo clube. O atleta João Pedro volta após duas temporadas no Ypiranga-RS.
Promessa
A principal promessa do Cascavel para a temporada é o jovem volante Pedrinho, 20 anos. Revelado nas categorias de base do clube, o atleta já foi emprestado a outros clubes, como Atlético Itajaí e Paragominas. No ano passado, ele já havia ganhado destaque pelo Cascavel na disputa do Estadual.
O professor
Para a disputa do Campeonato Paranaense 2024, o Cascavel manteve o técnico Leston Júnior no comando. O treinador havia comandado a equipe na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro do ano passado. Na ocasião, a Serpente ficou apenas na sétima colocação do seu grupo na primeira fase.
Na última temporada
Em 2023, o Cascavel teve uma bela campanha na disputa do Estadual, chegando à final e ficando com o vice-campeonato ao perder para o Athletico, que foi campeão invicto. Na primeira fase, a Serpente teve campanha irregular ao se classificar somente em sexto lugar.
Mas, nas quartas de final, o Cascavel desbancou o Coritiba, um dos favoritos da competição, e passou pelo Operário nas semifinais.
Calendário
- Cascavel x Azuriz - 18 de janeiro, às 20h30
- Galo Maringá x Cascavel - 21 de janeiro, às 18h30
- Cascavel x Andraus - 25 de janeiro, às 20h30
- Maringá x Cascavel - 28 de janeiro, às 18h30
- Cascavel x PSTC - 31 de janeiro, às 19h
- Cascavel x Londrina - 3 de fevereiro, às 16h
- Athletico x Cascavel - 8 de fevereiro, às 19h
- São Joseense x Cascavel - 11 de fevereiro, às 16h
- Cascavel x Cianorte - 14 de fevereiro, às 19h
- Operário x Cascavel - 18 de fevereiro, às 16h
- Cascavel x Coritiba - 25 de fevereiro, às 16h