De volta à elite, PSTC não quer desperdiçar chance na competição
Depois de quatro anos, o PSTC está de volta ao Campeonato Paranaense. O Leão do Norte foi o vice-campeão da Segunda Divisão em 2023 e finalmente retornou à elite. Agora, luta pela permanência na competição.
Fundado em Londrina, em 1994, o clube revelou grandes atletas, como Fernandinho, do Athletico, além de Kléberson, Dagoberto e Jadson, que também tiveram passagens pelo Furacão. Quem também já jogou no clube foi o volante Erick, titular do Rubro-Negro.
O primeiro desafio da equipe é grande, contra o Coritiba, no Couto Pereira, no dia 18 de janeiro, às 20h. Nos jogos em casa, O PSTC manda as partidas em Alvorada do Sul, no Estádio Álvaro Alves.
+ Confira a tabela completa do Campeonato Paranaense 2024
Time-base do PSTC para o Paranaense 2024
Diego; Mateus Cata, Erick Ferreira, Léo Assunpção e Elivelton; Lucas Néwiton, Wallace Santos, Gabriel Mello; Liliu, Danilo Jordan e Bryam.
Craque
Emprestado pelo Paraná Clube, Liliu é o craque do PSCT para o Paranaense 2024. Na segunda divisão do Estadual, pelo Tricolor, em 2023, o atacante fez seis gols em oito jogos.
Promessa
Lucas Néwiton é a promessa do time. Experiente, o jogador de 34 anos vem se destacando nos treinos. Meia de origem, ele também pode atuar como lateral-direito.
O professor
De volta à elite do estadual, o técnico do PSTC, Reginaldo Vital valoriza o caminho percorrido pela equipe de 2020 até aqui. Na Divisão de Acesso de 2023, o Leão do Norte conseguiu o aceso após vencer o Patriotas, em Curitiba.
"Foi muito difícil, conseguimos uma vitória quase que improvável sobre o Patriotas lá em Curitiba. E agora planejamos bem [a temporada], já estamos trabalhando há mais de 40 dias, participamos do Torneio de Verão e fomos bem, chegamos na final contra o Maringpá. A gente tem o nosso campeonato à parte [no Paranaense], tem equipes que dá para enfrentar de igual para igual, outras que a gente sabe do poderio financeiro, mas que dá para competir", explica o técnico.
Segundo Vital, o PSTC chega para ficar, mas não quer pular etapas. A prioridade é a permanência. "A expectativa é grande porque a gente sabe da dificuldade que é o Paranaense. Mas demorou tanto para aparecer essa oportunidade novamente que a gente tem que trabalhar bastante para tentar manter o time na Primeira Divisão novamente", afirma.
"Tem que ser por etapas, primeiro é não cair, segundo é permanecer o time e o terceiro objetivo é conseguir estar entre os oito. É um campeonato muito difícil, tem equipes jogando Série A, Série B [do Brasileirão]", completa o treinador.
Na última temporada
Em 2023, o PSTC jogou a Divisão de Acesso do Paranaense e conseguiu subir para a elite depois de vencer o Patriotas na semifinal. Na decisão, perdeu o título para o Andraus. O time não jogava a Primeira Divisão desde 2020.
Calendário
- Coritiba x PSTC - 18 de janeiro, às 20h
- Operário x PSTC - 21 de janeiro, às 18h30
- PSTC x SãoJoseense- 25 de janeiro, às 19h
- PSTC x Cianorte - 28 de janeiro, às 18h30
- FC Cascavel x PSTC - 31 de janeiro, às 19h
- Athletico x PSTC - 3 de fevereiro, às 18h30
- PSTC x Londrina - 7 de fevereiro, às 20h
- Maringá x PSTC - 11 de fevereiro, às 18h30
- PSTC x Galo Maringá - 14 de fevereiro, às 19h
- PSTC x Andraus - 17 de fevereiro, às 16h
- Azuriz x PSTC -25 de fevereiro, às 16h