Copa do Brasil, Série D… as vagas do interior no Campeonato Paranaense
Com a disputa das quartas de final do Campeonato Paranaense praticamente concluídas, restando apenas os confrontos entre Athletico e Paraná, as vagas para a Copa do Brasil e da Série D do Campeonato Brasileiro de 2022 estão definidas.
Pelo fato da Federação Paranaense de Futebol (FPF) ser a quinta colocada no ranking de federações da CBF, o estado tem direito a quatro vagas na Copa do Brasil, todas para os quatro primeiros do Estadual.
Desta forma, Operário, FC Cascavel e Londrina já estão no torneio nacional do ano que vem. A quarta vaga ficará para o vencedor entre Furacão e Tricolor. Caso o Rubro-Negro seja eliminado, disputará a Copa do Brasil do mesmo jeito, pelo posicionamento no ranking de clubes. Já o time paranista ainda dependeria de outras combinações para ir pelo ranking.
Estreante na Série D e outros dois na "lista de espera"
Para a Série D, o Paraná tem direito a três vagas, que são destinadas para os três melhores colocados do Paranaense entre os que não estão nas séries A, B e C.
Com isso, o semifinalista FC Cascavel fica com uma das vagas, enquanto as outras duas vão para Azuriz e Cianorte. O clube estreante havia ficado em oitavo na primeira fase, mas como a classificação leva em conta toda a competição, o time de Pato Branco, entre os eliminados nas quartas de final, foi o único que venceu, somando mais pontos e alcançando o quinto lugar geral.
Eliminado pela Serpente, o Maringá, que ficou em oitavo, ainda tem chances de jogar a quarta divisão no ano que vem. Isto porque FC Cascavel e Leão do Vale já estão na Série D desta temporada e caso conquistem o acesso para a Série C passariam suas vagas para o time mais bem classificado no Paranaense.
Quem também pode se beneficiar com isto é o Rio Branco, que ficou em décimo. O Leão da Estradinha também joga a Série D, mas, se não conquistar o acesso, voltaria ao torneio em 2022 se FC Cascavel e Cianorte conseguirem o acesso para a terceira divisão.