Veja os duelos das quartas do Paranaense; Atletiba pode ocorrer na semifinal
A rodada decisiva da primeira fase do Campeonato Paranaense, com todas as seis partidas disputadas simultaneamente na tarde desse domingo (6), teve muita emoção, reviravoltas e gols ao redor do estado. E definiu o São Joseense como o último classificado e os confrontos das quartas de final da competição. O União acabou rebaixado ao lado do Paraná Clube.
A segunda fase terá os seguintes duelos: o líder Operário encara o São Joseense; o Coritiba terá pela frente o Cianorte; o Athletico enfrenta o Londrina; e Maringá e Cascavel decidem a outra vaga nas semifinais.
Antes mesmo da bola rolar, a rodada era aguardada com grande expectativa porque a classificação momentânea reservava um confronto Atletiba já na segunda fase do Estadual. Além do mais tradicional clássico paranaense, a tabela desenhava outro duelo de grande tradição entre Operário e Londrina, além dos confrontos entre Maringá, líder antes da rodada começar, e o estreante São Joseense; e entre FC Cascavel e Cianorte.
Veja a tabela completa do Estadual!
O chaveamento das quartas começou a mudar logo no início dos jogos, com o gol relâmpago de Reina, para o Operário, diante do Azuriz, ainda no primeiro minuto. Resultado que levava o Fantasma para a liderança e tirava as chances de classificação do adversário.
Mas logo em seguida o Maringá retomou a ponta com o gol de Raphinha, surpreendendo o Coritiba no Couto Pereira, e impedindo o Atletiba nas quartas. Porém, a retomada da liderança pelos maringaenses durou apenas três minutos, tempo que o Coxa levou para buscar o empate com Luciano Castán, reprogramando o clássico para a segunda fase.
Só que, quase que simultaneamente ao gol no Couto Pereira, o Athletico abriu o marcador em Cascavel, com Jader, saltando para o terceiro lugar, logo à frente do Coxa, e jogando a Serpente para a sexta posição. E como ao mesmo tempo o São Joseense saiu em vantagem diante do União, com o gol contra de Gustavo, ultrapassando o Londrina na classificação, a tabela das quartas recolocava o Tubarão no caminho do Operário, reafirmava o confronto entre Maringá e São Joseense, e trocava o Atletiba pelos duelos entre Athletico e Cascavel, e Coritiba e Cianorte.
Situação que mudou novamente por um breve período quando Willian Gomes empatou para o Cascavel diante do Furacão, aos 32 minutos. Mas o Rubro-Negro reagiu quase que imediatamente, e marcou duas vezes seguidas com Rômulo, aos 34, e Jader, aos 38 minutos.
Enquanto isso, o Operário praticamente definia sua vitória marcando mais duas vezes diante do Azuriz, com o gol contra de Fabão e o gol em lance de sorte do artilheiro Paulo Sérgio, após a bola rebatida pela defesa.
Na sequência, o Coritiba assumiu a vice-liderança provisória ao virar para cima do Maringá, com o gol do volante Andrey. Resultado que deixou o Dogão na quarta posição, atrás do Furacão. E nos acréscimos, o Athletico ampliou o placar em Cascavel, com Julimar marcando o quarto gol.
Assim, com todos os jogos no intervalo, o desenho das quartas de final estava muito diferente do que o de antes da bola rolar. O agora líder Operário continuava tendo pela frente o Londrina, agora em oitavo. O vice-líder Coritiba enfrentaria o surpreendente São Joseense; o Athletico repetiria o confronto desse domingo com o Cascavel; e o Maringá faria o confronto regional com o Cianorte.
A reta final da rodada começou com um gol que não interferiu na classificação, com o Cascavel diminuindo o placar com Robinho, em cobrança de pênalti. Em seguida, o São Joseense ampliou sobre o União, com Nickson.
Até pelo forte calor registrado em todas as regiões do Paraná, as partidas caíram bastante de ritmo e os gols ficaram mais raros.
Mas a emoção retornou com mais dois gols simultâneos. No Couto Pereira, Henrique ampliou a vantagem do Coritiba, praticamente garantindo o segundo lugar. E no Olímpico Regional, Robinho marcou o terceiro do Cascavel, novamente de pênalti, recolocando de vez a Serpente no jogo.
E já na reta final da rodada, pintou gol no único jogo que tinha o placar em branco até então. No Estádio do Café, o Londrina saiu na frente do Cianorte, com o gol de Caprini, aos 33 minutos, mexendo em toda a classificação. Com esse resultado, o Operário passou a ter o São Joseense como adversário; o Cianorte entrou no caminho do Coritiba; o Londrina passou a ser o adversário do Athletico; e o Maringá teve o Cascavel definido como adversário. Isso porque a Serpente desperdiçou um pênalti no final do jogo com o Furacão.
Veja os confrontos da próxima fase (idas previstas para 13/3 e voltas para 20/3):*
- Athletico x Londrina
- Coritiba x Cianorte
- Operário x São Joseense
- Maringá x Cascavel
*times da esquerda decidem em casa