Com Gilson Kleina no comando, Azuriz quer alcançar competições nacionais no Estadual
O Azuriz vai para o seu quarto ano consecutivo na primeira divisão do Campeonato Paranaense. Depois de uma quinta posição no Estadual de 2021, que colocou o time pela primeira vez na Série D e na Copa do Brasil do ano seguinte, o clube fez duas temporadas ruins e agora quer novamente buscar o calendário nacional para 2025.
A estreia será diante do Cascavel na quinta-feira (18), às 20h30, no Estádio Olímpico Regional, fora de casa. O primeiro jogo como mandante será contra o Athletico no domingo (21), às 16h, no Estádio Os Pioneiros.
A direção do Azuriz montou um elenco que mescla jovens e veteranos, como o goleiro Sidão, e trouxe o experiente Gilson Kleina para comandar o grupo. O clube começou sua pré-temporada em novembro no CT Gralha Azul, que fica na cidade de Marmeleiro. Depois, passou a treinar no Estádio os Pioneiros, em Pato Branco, para se reaproximar dos torcedores.
A equipe do sudoeste do Paraná também fez amistosos contra Cascavel e Chapecoense como parte da preparação.
+ Confira a tabela completa do Campeonato Paranaense 2024
Time-base do Azuriz para o Paranaense 2024
Arthur (Sidão); Williams Bahia, Naldo, Jhonatan e Fabio (Braga); Giba (Luis Otávio), Xavier e Fabrício Oya; Samuel (Daniel), Lucas Balotelli e Lucas Vieira (Welison).
Craque
Além de Sidão, nome mais conhecido do elenco, o volante Xavier é considerado um dos destaques. O jogador de 23 anos, que fez base na Ponte Preta e no Corinthians, atuou como profissional do Timão entre 2020 e 2022. Na temporada passada, Xavier estava no Avaí.
O atacante Lucas Vieira, que esteve no clube nas últimas três edições do Estadual, e o volante Luiz Otávio, que já atuou por Athletico e Paraná, são outros destaques do elenco.
Promessa
O atacante Gabriel Pereira é a principal promessa do clube, que revela e tem jogadores em diversos clubes do Brasil. O jogador de 19 anos veio da base do América-MG e na temporada passada fez 12 jogos pelo sub-20 do Azuriz. Gabriel integrará o elenco principal neste Paranaense.
O professor
O Azuriz será comandado pelo experiente Gilson Kleina, 55 anos. O treinador foi contratado em novembro do ano passado e tem participou de toda montagem e pré-temporada da equipe. O jovem clube trata a chegada dele como um marco na história.
O técnico curitibano tem mais de 20 anos de experiência e acumula passagens por Paraná Clube, Coritiba, Chapecoense, Bahia, Goiás, por exemplo. Kleina também comandou o Palmeiras entre 2012 e 2014, sendo campeão da Série B em 2013.
"Queremos chamar todos os nossos torcedores, as pessoas de Pato Branco e de cidades próximas para viver o nosso dia a dia. Espero que a gente possa deixar os torcedores sempre felizes. Fizemos poucos jogos-treinos nesta preparação, mas foi bom. Que possamos estrear com o pé direito", disse em entrevistas recentes às redes sociais do clube.
Na última temporada
O Azuriz não conseguiu repetir bons campeonatos nas últimas temporadas. Em 2023, o clube terminou o Estadual na nona posição, com 11 pontos em 11 jogos, sendo duas vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Foi eliminado na primeira fase.
Calendário
- Cascavel x Azuriz - 18 de janeiro, às 20h30
- Azuriz x Athletico - 21 de janeiro, às 16h
- Galo Maringá x Azuriz - 24 de janeiro, às 19h
- Andraus x Azuriz - 28 de janeiro, às 16h
- Azuriz x Coritiba - 1 de fevereiro, às 20h30
- Operário x Azuriz - 4 de fevereiro, às 16h
- Azuriz x Maringá - 8 de fevereiro, às 20h30
- Cianorte x Azuriz - 11 de fevereiro, às 18h30
- Azuriz x São Joseense - 14 de fevereiro, às 20h30
- Londrina x Azuriz - 17 de fevereiro, às 18h30
- Azuriz x PSTC - 25 de fevereiro, às 16h