Transmissão do Paranaense pode ter "grande novidade" na TV
O Campeonato Paranaense 2025 pode ter uma novidade na transmissão dos jogos em televisão aberta. É o que adiantou Hélio Cury Filho, presidente da Federação Paranaense de Futebol, após o arbitral do torneio.
"A gente está conversando sobre uma novidade na TV aberta. Ainda continua pelo streaming da NSports e, na TV aberta, provavelmente a gente tenha uma grande novidade", indicou o dirigente.
Em 2024, o Estadual teve transmissão pela TV Paraná Turismo, vinculada ao governo. O retorno à TV aberta aconteceu cinco anos depois do fim do contrato entre a Federação e a Rede Globo, que exibiu o Paranaense pela última vez em 2019. Em 2021, a Federação chegou a negociar com a Band em, mas não teve sucesso.
Além do streaming oficial e da possibilidade de TV aberta, Athletico e Coritiba devem ter os acordos de transmissão mantidos para a Rede Furacão e TV Coxa Prime.
VAR está confirmado nas semis e final, mas pode ser usado antes
Outro aspecto importante do Campeonato Paranaense 2025 foi a confirmação do uso do VAR. O árbitro de vídeo tem presença garantida nos jogos das semifinais e finais até o momento, mas a Federação ainda negocia o equipamento para os jogos de quartas de final.
"Estamos trabalhando para trazer também para a segunda fase da competição, inovando do que já foi neste ano. Ainda não está garantido por uma questão de logística. Os valores envolvidos são altos e a gente precisa, de uma certa maneira, equalizar esse custo", disse Cury Filho.
No entanto, o dirigente ressaltou que o VAR é importante em todo o mata-mata, já que a segunda fase do Estadual tem importância extra.
"A gente tem que lembrar que é na segunda fase que a gente decide as vagas no calendário nacional para 2026, especialmente no que se refere à tão sonhada Copa do Brasil", completou.
Quando começa e quem joga o Campeonato Paranaense 2025
O início do Ruralzão será no dia 11 de janeiro e a final está prevista para o dia 26 de março. O jogo de abertura será o clássico entre Athletico, atual campeão, e Paraná Clube, campeão da Divisão de Acesso, mas ainda sem mando definido.
O regulamento é o mesmo deste ano: 12 clubes se enfrentam em um turno e os oito melhores classificados avançam à segunda fase. Os dois piores são rebaixados para a Divisão de Acesso. Os times participantes da edição são os seguintes:
- Andraus
- Athletico
- Azuriz
- Cianorte
- Coritiba
- Cascavel
- Londrina
- Maringá
- Operário
- Paraná Clube
- Rio Branco
- São Joseense