Campeonato Paranaense tem estreia do VAR nas semifinais
A Federação Paranaense de Futebol (FPF) definiu quem serão os primeiros árbitros a comandarem o VAR no Campeonato Paranaense. A arbitragem de vídeo é a principal novidade para as semifinais do Estadual.
Para Operário x Athletico, o responsável pelo VAR será Paulo Roberto Alves Júnior. Já Rodoplho Toski Marques comanda a ferramenta em Maringá x Coritiba. Os dois têm experiência na função em jogos do Campeonato Brasileiro.
+ Confira a tabela do Campeonato Paranaense
O Campeonato Paranaense vai utilizar um VAR similar ao usado no Brasileirão, com linhas de impedimento, mas com número de câmeras reduzido (cinco câmeras). O modelo é autorizado pela Fifa.
Os clubes tentaram a entrada do árbitro de vídeo a partir das quartas de final, mas sem sucesso. O argumento era o número de erros da arbitragem durante a primeira fase. A Federação, no entanto, realizou intertemporada com os principais árbitros antes do mata-mata.
Esse é o segundo ano consecutivo que a FPF utiliza o VAR nos jogos decisivos. No ano passado, a ferramenta também foi utilizada nas semifinais e na final.
As semifinais do Campeonato Paranaense ocorrem a partir deste sábado (16). Os jogos são:
- Operário x Athletico - 16/03 (sábado), às 16h, no Germano Krüger, em Ponta Grossa;
- Maringá x Coritiba - 17/03 (domingo), às 19h30, no Willie Davids, em Maringá;
- Athletico x Operário - 27/03 (quarta-feira), às 20h, na Ligga Arena, em Curitiba;
- Coritiba x Maringá - 28/03 (quinta-feira), às 20h, no Couto Pereira, em Curitiba.