Grêmio dá vexame contra o Huachipato na Libertadores
O Grêmio não conseguiu capitalizar o bom momento após mais um título gaúcho e foi dominado em casa e derrotado por 2 a 0 pelo Huachipato (Chile), nesta terça-feira (9). O jogo foi válido pela segunda rodada do Grupo C da Libertadores.
O Grêmio até ficou com a bola no primeiro tempo, mas não se pode dizer que foi superior. A equipe gaúcha até criou boas chances, acertando a trave duas vezes e tendo um gol anulado, mas cedeu espaços, principalmente na proteção da área, e viu o Huachipato fazer dois gols parecidos -com Loyola e Montes- para sair com boa vantagem para o intervalo.
No segundo tempo, o Huachipato melhorou e poderia ter feito mais gols. As mexidas de Renato Portaluppi não surtiram efeito e os chilenos passaram a criar mais chances na segunda etapa, apesar de os gremistas seguirem com a posse de bola. Os visitantes acertaram a trave e tiveram um gol anulado antes do fim da partida, garantindo a vitória com tranquilidade.
+ Veja a tabela completa da Libertadores
Esta foi a segunda derrota do Grêmio na Copa Libertadores. Na primeira rodada, a equipe gaúcha perdeu fora de casa para o The Strongest (Bolívia).
Com a derrota, o Grêmio é o lanterna do Grupo C. O Huachipato, com quatro pontos, assume a liderança do grupo, à frente do Estudiantes (Argentina) no saldo de gols. O The Strongest, com três pontos, é o terceiro.
Dorival Junior, técnico da seleção brasileira, assistiu à partida na Arena Grêmio.
Fantasma chileno de volta. Este foi o terceiro jogo entre as equipes na história e o Grêmio nunca venceu. O Huachipato tem duas vitórias -uma delas a primeira derrota dos gaúchos na nova Arena em 2013 - e um empate.
O Grêmio volta as atenções para o Campeonato Brasileiro. Os comandados de Renato Portaluppi estreiam na principal competição nacional no próximo domingo (14), quando visitam o Vasco.
O Huachipato também volta a campo no próximo domingo. Pela sétima rodada do Campeonato chileno, a equipe visita o O'Higgins.
O jogo
Os tricolores começaram pressionando e criaram a primeira chance clara, mas logo foram surpreendidos. Aos 23 segundos, Soteldo acertou a trave do Huachipato. No entanto, os chilenos saíram na frente aos 12 minutos, no primeiro chute ao gol, com Loyola aproveitando bola mal afastada.
Grêmio criou chances, teve gol anulado, mas o Huachipato fez mais um antes do intervalo. Sem se abalar, os tricolores passaram a maior parte do primeiro tempo no campo de ataque, criaram chances claras e até marcaram um gol - anulado por impedimento. Nos acréscimos, os chilenos fizeram o segundo em lance muito parecido com o do primeiro gol, com Montes.
Renato Portaluppi mexeu, mas quem melhorou foi o Huachipato. O Grêmio voltou com duas alterações, mas o Huachipato continuou mais perigoso. No segundo tempo, os chilenos criaram mais, acertaram a trave e tiveram um gol anulado, merecendo até mais um gol.
GRÊMIO
Marchesín; João Pedro, Geromel (Pepê), Rodrigo Ely e Van Van (Cuiabano); Du Queiroz, Galdino (Gustavo Nunes) e Villasanti; Cristaldo (Pavón), Soteldo (Nathan Fernandes) e Diego Costa. Técnico: Renato Portaluppi.
HUACHIPATO
Parra; Loyola, Gazzolo, Malanca e L. Díaz; Santiago Silva, Jeisson Vargas (Jimmy Martínez) e Montes; Brea (Gutiérrez Jara), Cris Martínez e Maximiliano Rodríguez (Saez). Técnico: Javier Sanguinetti.
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).
Árbitro: Leodan Gonzalez (URU).
Auxiliares: Carlos Barreiro e Agustin Berisso (URU).
VAR: José Burgos (Uruguais).
Cartões amarelos: Diego Costa e Cristaldo (GRE); Gazzolo, Santiago Silva e Jimmy Martínez (HUA).
Gols: Loyola (HUA), aos 12', e Montes (HUA), aos 51 minutos do primeiro tempo.