Ex-Coritiba e Athletico vai comandar o Grêmio em clássico do Brasileirão

O interino James Freitas, ex-Coritiba e Athletico, vai comandar o Grêmio no clássico com o Internacional no sábado (19), às 21h, pelo Brasileirão, depois da demissão do técnico Gustavo Quinteros na quarta-feira (17). O treinador argentino não resistiu à derrota por 4 a 1 para o Mirassol, pela quarta rodada.
O Tricolor gaúcho corre contra o tempo em busca de um novo treinador, mas James Freitas deve ser o comandante à beira do gramado. Freitas é auxiliar técnico permanente do Grêmio desde julho de 2024. O profissional já está em sua terceira passagem pelo time de Porto Alegre.
Veja também
+ Vilão em Athletico e Coritiba no ano passado, Paulo Autuori é anunciado em clube estrangeiro
James Freitas foi interino e auxiliar técnico no Coritiba em 2024

James Freitas foi contratado no fim de 2023 para ser auxiliar permanente do Coritiba. Em 2024, ele foi técnico interino do Coxa por seis partidas e teve três vitórias, um empate e duas derrotas na Segunda Divisão. Ele deixou o Coxa em junho de 2024, depois da proposta para voltar ao Grêmio.
Antes de chegar ao Alto da Glória, James teve passagem pelo rival Athletico, onde ficou por apenas três meses e foi mandado embora após um início ruim no Campeonato Paranaense de 2022.
Depois, ele foi treinador adjunto no Grêmio, clube que acumula mais de 12 anos de trabalho, e no Cerro Porteño, seu último clube. Com mais de 20 anos de carreira entre base e profissional, ele já atuou ao lado de técnicos como Felipão, Mano Menezes, Renato Portaluppi e Roger Machado.
James foi pivô de briga entre Petraglia e Autuori em 2022
Na época em que estava no Furacão, James foi o pivô que resultou na saída de Paulo Autuori do Athletico. A dispensa de James foi seguida pela saída de Autuori e Ricardo Gomes, então diretor de futebol.
Na época, houve uma discussão entre o presidente Mario Celso Petraglia e Autuori. O mandatário queria demitir James e Autuori defendia o trabalho do treinador, já que foi ele que apostou na chegada do profissional.
Com a decisão de Petraglia pela demissão, Autuori pediu para deixar o clube. Dois anos depois, ele voltou à cidade, mas do lado do Alto da Glória.